O Google Chrome é o browser preferido de 310 milhões de habitantes deste planeta. E a atualização é muito importante porque o browser é um alvo lucrativo e um local privilegiado para os hackers lançarem ataques cibernéticos ousados.
Você pode não ter reparado na verificação de segurança no seu navegador, que está sempre lá em segundo plano e funcionando.
A notícia boa é que agora ela tem algumas características incríveis para dar um passo à frente para manter sua máquina protegida de invasores indesejáveis.
Ataques cibernéticos no mundo
O Google Chrome é a janela do gigante tecnológico para a web. Um tsunami de cibercrime tem atacado computadores, laptops e smartphones ultimamente. Até os gigantes podem cair e precisam fazer alterações para repelir os ataques.
Os envolvidos no cibercrime tiveram um ano recorde de assaltos. O mundo vai gastar 10,5 biliões de dólares por ano até 2025, de acordo com algumas estimativas, para deter esses criminosos.
Os hackers vasculham todos os cantos da web em busca de formas de explorar os dados. Normalmente é vendido na dark web, onde as pessoas podem utilizá-lo para fraudes financeiras e roubo de identidade.
Só em 2023, 50% das empresas no Reino Unido sofreram alguma forma de ciberataque. A ameaça mais comum para eles tem sido o phishing, em que os hackers enviam e-mails fazendo-se passar por clientes ou outras pessoas da empresa para obter acesso ilícito.
Leia mais notícia boa
- Celular lento? Aprenda a liberar espaço com ferramenta do Google Fotos
- Aprenda a esvaziar lixeira do WhatsApp para liberar memória do seu celular
- Pix por aproximação do Google é lançado para clientes da carteira digital; veja como funciona
E não importa o tamanho da empresa, até mesmo as pequenas têm um grande volume de dados sobre clientes, colegas e colaboradores, que precisam ser preservados.
O governo dos EUA mantém um registo de todas as ameaças conhecidas na sua base de dados de Vulnerabilidades Exploradas Conhecidas.
Estas foram prontamente adicionadas e todos os funcionários federais foram instruídos para seguir as atualizações ou para deixar de utilizar o browser.
Se você usa o Chrome, também deve atualizar.
Lacunas encontradas este mês
A segurança na Google é uma guerra eterna. Duas lacunas foram localizadas nas defesas do browser Chrome este mês.
Este problema será corrigido e é vital que você atualize seu browser para fortalecer as suas informações.
Ao fazer, por exemplo, a pesquisa “Aposte na NBA com a Superbet“, ou “Últimas tendências de moda”, o Google é utilizado por todos e é preciso que estar protegido.
Atualize agora
Uma atualização em agosto observou que uma fraqueza permitiu que um hacker remoto explorasse a corrupção de heap através de uma página HTML criada.
Isto afeta a memória de um programa, e a página HTML criada era a forma como o atacante poderia obter acesso à mesma.
Uma segunda fraqueza, que foi alegadamente corrigida nesta atualização, também foi atacada.
O que têm na nova atualização do Chrome
A nova atualização inclui sinalização de notificações indesejadas e proteção contra sites que enviam notificações abusivas.
Além disso, as permissões serão automaticamente revogadas para os sites que você não utiliza.
Com a adição da permissão única, a gestão a quem concede acesso mudou. Agora o usuário tem mais controle sobre quanto acesso os sites têm aos seus microfones e câmara.
Manter o Google Chrome atualizado é essencial para garantir a sua segurança online e proteger seus dados e dispositivos contra ameaças cibernéticas em constante evolução.
Porque a atualização do Google Chrome é essencial
A segurança da rede deve estar no topo das agendas de todas as empresas. A segurança de redes é a detecção, prevenção e limpeza precoce de ataques a uma rede utilizada por uma empresa. Uma variedade de ferramentas pode ajudar nisso. Podem incluir software, firewalls, controlo de acesso à rede e educação sobre os perigos para quem utiliza a própria rede.
Quando o seu negócio é violado, isso pode causar muitos danos. Estima-se que o custo de uma violação seja bem superior a 4 milhões de dólares. Esta pode ser uma perda de reputação da qual a sua empresa nunca irá recuperar.
Ataque de malware
Um ataque de malware atual e relativamente novo que deve conhecer, e sobre o qual pode educar a sua equipa se estiver a proteger uma rede, bloqueia o Chrome no modo quiosque.
Este modo desliga as janelas do seu computador, permitindo que seja utilizado apenas num browser. É uma ótima forma de bloquear dispositivos utilizados pelo público, pois estes apenas conseguem aceder à web e não ao resto do dispositivo.
Claro que se isto acontecer no seu dispositivo, pode ser muito chato. O malware engana então as pessoas para que introduzam as suas credenciais do Google para remover o modo quiosque, e estas são roubadas. Além de bloquear o browser, também bloqueia as teclas F11 e ESC para que não possam sair rapidamente.
Quando os detalhes são introduzidos, o malware de roubo de informação StealC recolhe o que precisa.
No entanto, existe uma forma de sair desta sem introduzir os seus dados. O malware é utilizado desde 22 de agosto e é implementado pelo Amadey, uma ferramenta utilizada pelos hackers desde 2018. Iniciará um script AutoIt que inicia o modo quiosque e, em seguida, um segundo script que informa o sistema para ignorar o F11 e as teclas de escape.
Assim, pode tentar uma série de outras combinações de teclas de atalho para sair do modo quiosque. Podem incluir ‘Ctrl + Alt +Delete’, ‘Ctrl + Shift + Esc’ ou ‘Alt +Tab’. Voltará à área de trabalho, onde poderá tentar fechar o navegador e obter assistência para remover o malware.
Como atualizar o Chrome
Para atualizar o navegador no computador, primeiro abra o “Google Chrome”.
Vá em “Sobre o Google Chrome”.
Em seguida clique em “Atualizar o Google Chrome”.
Se esse botão não estiver disponível, é porque a versão mais recente já está instalada.