Sai o ranking das 10 melhores escolas públicas do ensino médio no Brasil; Ideb

O ranking das melhores escolas públicas brasileiros do ensino médio surpreendeu. As cinco mais bem cotadas no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – ficam em Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás.
Elas se destacaram pelo bom desempenho dos alunos e, em primeiro lugar, ficou a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, de Barbacena (MG). Veja a lista abaixo.
No ranking geral, por Estados, tiveram destaque entre os melhores desempenhos dos alunos, os estados de Goiás, Pernambuco e Piauí.
Piores estados
Já apresentando as piores pontuações dos indicadores ficaram os estados de Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Roraima com meta de 5,1 e pontuação 3,6, Rio de Janeiro meta de 4,6 e marcando 3,3 em 2023 e o Rio Grande do Norte precisando superar 4,4 e atingindo apenas 3,2.
Notas que precisam melhorar neste ano novo.
Veja mais notícia boa
- Jovem órfão emociona toda escola com agradecimento a professor; salvou minha vida
- Shakira inaugura 19ª escola para levar educação de qualidade a crianças carentes
- Zâmbia torna educação gratuita e agora as salas estão lotadas de alunos
Como funciona o cálculo?
O Ideb obedece uma fórmula bem simples: os resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática são padronizados em uma escala de 0 a 10.
Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que, em percentual, varia de 0 a 100.
O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio, tanto da educação básica da rede pública quanto da rede privada.
Veja o ranking das melhores escolas, segundo o Ideb 2023:
- Escola Preparatória de Cadetes do Ar (MG) – Nota 7,8
- Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos (CE) – Nota 7,5
- Escola de Aplicação do Recife (PE) – Nota 7,5
- Colégio Naval de Angra dos Reis (RJ) – Nota 7,4
- Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca (GO) – Nota 7,4
- Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldan (SP) – Nota 7,3
- Colégio Tiradentes de Ijuí (RS) – Nota 7,3
- Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra (PE) – Nota 7,1
- Anexo I do Colégio da Polícia Militar de Petrolina (PE) – Nota 7,1
- Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira (GO) – Nota 7,1
O significado da avaliação
O índice dá uma ideia geral do desempenho das escolas e serve de alerta para os gestores educacionais e para a sociedade, se estão avançando no ensino ou piorando conforme os anos de avaliações anuais.
O cálculo é feito a cada dois anos, sendo assim, a próxima divulgação da avaliação acontecerá em 2025. Então lembre-se, as notas ajudam a entender o nível de domínio de conteúdo de alunos em áreas da educação.
Esperamos que esse novo ano seja surpreendente de conquistas extraordinárias, onde a educação seja a chave para transformar realidades e construir um futuro repleto de oportunidades para todos!

Cop 30: ator brasileiro será curador do programa Disruptivos Culturais para Artes Cênicas
Google fecha maior acordo para reflorestamento da floresta Amazônia com startup brasileira
Juliana Paes confirma 2ª. temporada de Os Donos do Jogo, top 4 global da NetFlix
Tornado no Paraná: voluntários fazem corrente humana descarregar medicamentos; vídeo
Mãe põe “camisa da união” em filhas que brigaram e ensina a pedir perdão; vídeo
AC/DC vai fazer mais 2 shows no Brasil, após ingressos esgotarem; preço salgado
Aberto concurso para o Tribunal de Justiça: salário até R$ 12 mil
Jovens resolvem problema de geometria que ninguém conseguiu em 3 séculos
WhatsApp vai trocar número pelo nome do usuário nas ligações; entenda a mudança