Se coçar faz bem, revela estudo; veja benefícios imunológicos

Sabia que se coçar faz bem e traz uma série de benefícios imunológicos para o corpo? É o que mostra um novo estudo da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A pesquisa, publicada na revista Science, mostrou que o ato de coçar ativa células do sistema imunológico e ajuda a combater infecções e reduzir bactérias na pele. Mas não exagere!
Embora coçar em excesso possa causar problemas, como inflamações e irritações, os pesquisadores indicaram que há um equilíbrio entre o alívio e a proteção. Entenda abaixo!
Benefícios da coceira
O estudo analisou camundongos expostos a alérgenos sintéticos. Ao coçar as áreas afetadas, os bichinhos desencadearam uma série de reações imunológicas.
O grupo percebeu a liberação de uma substância chamada substância P, que ativa células de defesa chamadas mastócitos. Essas células recrutam neutrófilos, outro tipo de célula imune, causando uma inflamação controlada.
A resposta, à primeira vista, pode parecer negativa, mas tem um benefício incrível: a inflamação ajuda a impedir o crescimento de bactérias novas, como o Staphylococcus aureus, que causa infecções na pele.
Leia mais notícia boa
- Consumo de iogurtes ajuda no tratamento de câncer, diz especialista
- Cachorro aprende a fazer xixi no lugar certo em qualquer idade; especialistas ensinam
- Como melhorar a felicidade no trabalho em 2025; especialista dá as dicas
Por que coçamos?
Além de indicar os benefícios, a pesquisa também buscou responder o motivo de sentimos coceira.
A explicação clássica sempre esteve ligada a que coçar remove parasitas.
Agora, com os resultados publicados, a ação ganhou uma nova justificativa.
Faz bem ou mal?
Para os pesquisadores, o ato de se coçar é uma faca de dois gumes.
Em casos de coceira ocasional, como após uma picada de mosquito, o ato pode ser benéfico.
No entanto, se coçar repetidamente pode trazer danos à pele, levando a problemas como eczema e infecções mais graves.
Futuro tratamentos
Agora, os cientistas estão focados em separar dois circuitos no corpo: o da coceira e o da inflamação.
Se conseguiram separá-los, será possível desenvolver tratamentos eficazes para aliviar a coceira, mas sem comprometer a proteção imunológica da pele.

Brasil é ouro na ginástica com fitas ao som de “Tacacá”, de Joelma; vídeo
Mulher salvou pássaro ferido e agora ele volta todo dia com “presentes” pra ela; vídeo
“Dê block no Tigrinho”: veja artistas que se uniram contra a dependência no jogo no Brasil; vídeo
Menino chora com festa surpresa de aniversário dos amiguinhos na escola: “se sentir amado”; vídeo
João Fonseca chega às quartas de Roland Garros e fatura milhões; Guga chorou
Shakira mostra ensaio com crianças de Uganda para a final da Copa do Mundo; vídeo
Reencontro: PM que resgatou mulher jogada do penhasco faz visita e leva flores; vídeo
Sai ranking das melhores universidades do mundo: 52 são brasileiras
Maca hospitalar por controle de voz criada por brasileiros ganha prêmio em Portugal
Médica brasileira salva passageira com parada cardíaca em voo; “pedido de socorro”