Homenagens ao homem do ‘sangue dourado’; ajudou a salvar 2 milhões de bebês

O mundo se despediu de James Harrison, o homem com ‘sangue dourado’, com várias homenagens. As doações de sangue dele, considerado raro, ajudaram a salvar mais de 2 milhões de bebês ao longo de seis décadas, como mostrou o Só Notícia Boa.
A história de James, que faleceu no dia 17 de fevereiro, em uma casa de repouso na Austrália, é marcada pela solidariedade e compromisso com a vida, principalmente dos pequenos. O homem tinha um anticorpo raro, essencial para produzir uma vacina que combate uma doença que leva à morte de recém-nascidos.
A Cruz Vermelha Australiana expressou gratidão ao legado de James e destacou o ano em que ele recebeu a Medalha da Ordem do país, em 1999, por sua dedicação ao programa de doação sanguínea. “É com enorme gratidão que reconhecemos a vida generosa de James Harrison, que faleceu aos 88 anos. […] Agradecemos a James pela incrível contribuição que ele fez e pelas milhões de vidas que ele salvou”’, dizia uma publicação nas redes sociais.
Verdadeiro herói
Segundo a Cruz Vermelha, o ‘Homem do Braço de Ouro’, como também era conhecido, morreu pacificamente durante o sono.
A família de James, em entrevista a mídia australiana, lembrou da generosidade de James. A filha, Tracey Mellowship, contou que o pai tinha um senso de humor incrível e muito amor pela vida.
“Ele ficava feliz ao saber que sua generosidade permitiu que tantas famílias existissem”, disse ela.
Leia mais notícia boa
- Homem salva 2 milhões de bebês com seu sangue raro: vacina contra Rhesus
- Novo exame de sangue ajuda a detectar Alzheimer e demência
- Pesquisador brasileiro está entre os 50 mais influentes do mundo; Washington Post
Início da doação
A história de James com a doação de sangue começou em 1954.
Depois de se recuperar de uma cirurgia no pulmão aos 14 anos, ele decidiu ajudar outras pessoas doando sangue regularmente.
Desde então, mantinha um compromisso quinzenal até sua aposentadoria, em 2018.
Segundo informações da Cruz Vermelha Australiana Lifeblood, James doou seu plasma mais de 1.100 vezes, durante 60 anos.
Doença que combateu
O idoso foi responsável por ajudar no combate à Doença Hemolítica Perinatal (DHPN), também chamada de doença de Rh.
A enfermidade ocorre quando uma mãe com sangue Rh negativo gera um bebê com sangue Rh positivo.
Isso faz com que o sistema imunológico materno ataque as células do feto e resulta em anemia severa, problemas hepáticos e, em casos extremos, danos cerebrais ou morte.
Graças ao sangue de James Harrison, foi possível desenvolver um tratamento eficaz, que reduziu drasticamente os casos fatais da doença.
Vá em paz James e obrigado por tudo!

Bebê abandonada em supermercado conhece mulheres que a resgatam, 53 anos depois
Chega de cavalo sofrendo: Tiradentes ganha charretes elétricas; vídeo
Neta é curada do câncer e avó cumpre promessa: Nossa Senhora gigante na calçada de casa; vídeo
Quem é o casal que doou US$ 120 milhões à universidade que curou cachorrinha deles com câncer
Quem é o homem que salvou pedestre surdo que ia ser atropelado pelo VLT: “chorei muito”
Moradores fazem corrente humana para salvar comida de supermercado incendiado; vídeo
Vacina brasileira contra dengue, do Butantan, protege durante 5 anos, diz Nature
Brasileira descoberta em pizzaria abre desfile da Paris Fashion Week
Homem resgata caramelo preso no bueiro de concreto. Chorava pedindo ajuda; vídeo
Etiquetas, mais segurança e figurinhas personalizadas: veja as mudanças no WhatsApp para 2026