Jovem com paralisia cerebral se forma em Direito e realiza sonho

A jornada de Helane Miranda, uma jovem com paralisia cerebral e que se formou em Direito, é inspiradora. Para ela, a condição nunca foi um fator limitante e ela provou isso!
De Santa Bárbara, Bahia, Helane, de 24 anos, foi diagnosticada com paralisia cerebral atáxica. Ela enfrentou vários desafios ao longo da vida. Mas o sonho de se formar na faculdade foi maior que as barreiras que enfrentou e no último dia 24 de fevereiro ela realizou o grande desejo.
Agora formada, sonha em ser aprovada na OAB, fazer uma pós e prestar concursos públicos. “Eu superei os obstáculos, preconceitos, lutos, dores intensas, superei tudo que pudesse ser motivo para parar”, comemorou a jovem no Instagram.
Diagnóstico na infância
A paralisia cerebral atáxica impacta a função motorola e causa tremores, dificuldades de equilíbrio e controle dos movimentos.
Desde pequena Helena sempre muito estudiosa, ela conta que precisou enfrentar outras coisas, além da deficiência.
“Minha infância, eu posso dizer que foi como de qualquer outra criança. Porém, claro que eu tive que enfrentar o preconceito de coleguinhas que não entendiam minha deficiência física, alguns faziam piadas, mas como eu era criança, eu não me importava. Eu vivia, brincava e estudava normalmente. Eu acho que a minha fase de criança foi bem tranquila”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.
Leia mais notícia boa
- Idosa de 67, com paralisia cerebral, se forma na universidade; nunca é tarde
- Jovem com paralisia cerebral é aprovado em universidade prestigiada e comemora; vídeo
- Mãe e filha, com paralisia cerebral, se formam na faculdade; sou uma guerreira
Sonho do Direito
A vontade de cursar Direito veio no ensino fundamental.
Em 2019 ela se inscreveu no véu no SISU e colocou direito como primeira opção e jornalismo como segunda.
Apesar de ter sido aprovada em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia (Ufba), não conseguiu a vaga pelo sistema de cotas por ter estudado em escola particular.
Helena juntou os cacos e tentou novamente em 2020, quando conseguiu uma bolsa parcial para cursar Direito.
Em 2021 se transferiu para o Centro Universitário Nobre – Unifan, onde concluiu a graduação.
Desafios na faculdade
Morando em Santa Bárbara, mas estudando em Feira de Santana, não era fácil.
Todos os dias ela pegava o transporte universitário. Saía de casa às 16h e chegava na Instituição às 18h40.
Lá, ficava até 23h40, quando voltava para casa.
Apesar das dificuldades de locomoção, foi bem recebida pelos professores e colegas. A faculdade também atendeu sua solicitação para estudar em uma sala no térreo.
Novos projetos
Agora, bacharel em Direito, Helane tem vários planos.
Mas um deles é mais que especial, ela quer inspirar outras pessoas!
“Acredito que Deus tem um propósito para minha vida e acredito que minha história e coragem pode inspirar outras pessoas a persistirem tendo coragem para prosseguir as suas caminhadas. Apesar das dificuldades, sejam elas pequenas ou grandes, a gente não deve desistir, pois muitas vezes serão essas dificuldades que vão nos alavancar para ir para mais longe.”
Nas redes a história da jovem viralizou e recebeu milhares de elogios.
“Tu é merecedora de tudo isso minha Lane, feliz demais por suas conquistas, que orgulho de você, voa amiga!”.
Veja como foi a formatura de Helane:
Ver esta publicação no Instagram

Testes clínicos da polilaminina começam em abril, revela dra. Tatiana Sampaio
Rezador faz cavalo doente ficar de pé, voltar a comer e vídeo impressiona as redes; assista
Wagner Moura faz história para o Brasil no Oscar 2026; video
Dia da Felicidade está chegando: veja como estimular seu cérebro agora
Filho empresário faz homenagem à mãe gari e vídeo bate 1,7 milhão; assista
Oscar 2026 é hoje! Onde assistir aos filmes e a premiação; Brasil concorre em 5 categorias
Pais de alunos dão carro novo para guarda que atravessa crianças na rua; o dela quebrou
Justiça proíbe que GDF venda imóveis de Brasília para socorrer BRB, delapidado no caso Master
Fim da biópsia? Novo exame faz células do câncer de próstata brilharem
Vaquinha arrecada US 1 milhão para idoso entregador se aposentar; vídeo