Menino gênio de 2 anos bate recorde e entra para a lista dos mais inteligentes do mundo

Esse menino prodígio de 2 anos, que adora desafios, ler, ouvir música, e está aprendendo a tocar piano, é apontado como gênio pelo Guinness, o livro dos recordes. E a criança acaba de ser incluída na lista dos mais inteligentes do mundo.
O britânico Joseph Harris-Birtill, faz parte oficialmente da Mensa, entidade que reúne os gênios do planeta. Para entrar, o adulto, jovem ou criança precisa ter QI mínimo de 132 – o considerado normal é entre 90 a 110. Apenas 2% das pessoas têm um Quociente de Inteligência tão alto no mundo.
Segundo os pais, Joseph falou aos 7 meses e leu, pela primeira vez, quando tinha 1 anos e três meses. “Ele adora um desafio e fica realmente entusiasmado com a complexidade, seja aprendendo xadrez ou se debruçando sobre novas palavras e conceitos que ele nunca conheceu antes”, afirmou a mãe Rose.
Um pequeno poliglota
Rose disse, com 2 anos, Joseph já se comunica em cinco idiomas. “Aos 2 anos, ele lia em voz alta fluentemente por 10 minutos de cada vez, conseguia contar até 10 em cinco idiomas e conseguia contar para frente e para trás até bem mais de 100”, contou.
Segundo a mãe, espontaneamente, o menino explora novos conhecimentos. “Ele está aprendendo código Morse, conhece o alfabeto grego e recentemente se interessou pela tabela periódica. Seus interesses são vastos e variados, e ele está sempre interessado em aprender mais e adora um desafio.”
Rose e David acham que Joseph ainda não percebeu que é mais inteligente do que outras crianças de sua idade. “Ele é muito gentil e amoroso, confiante e curioso, e incrivelmente determinado”, disse Rose.
Leia mais notícia boa
- Menino brasileiro de 6 anos, gênio do xadrez, vence bi-campeonato nacional
- Menino brasileiro de 4 anos entra para o grupo dos gênios do mundo; QI 150
- Garoto brasileiro de 5 anos entra para o Mensa, grupo dos 150 mil gênios do mundo
Orientação com a Mensa
Diante de tantas demonstrações extraordinárias, os pais resolveram procurar a Mensa.
Rose espera que, ao compartilhar a história de Joseph, ajude a aumentar a conscientização sobre alunos altamente capazes como seu filho, uma categoria anteriormente chamada de “superdotados e talentosos”.
“É um equívoco comum achar que tudo é superfácil para crianças superdotadas. Mas todos precisam de estímulo e compreensão adequados ao longo da vida”, disse a mãe.
Inteligência familiar
Joseph é filho de Rose e David Harris-Birtill, ambos professores, pesquisadores e acadêmicos reconhecidos no Reino Unido.
David é professor sênior na Universidade de St Andrews e Rose é professora sênior honorária na mesma universidade e diretora editorial da Livraria Aberta de Humanidades, sediada na Universidade de Londres.
O World Guinness Records já atestou a capacidade de Joseph.

Menina com dislexia entra para a Mensa, o clube dos superdotados do mundo
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Idosa que comprou piano com 84 anos, toca aos 92 e impressiona professor; vídeo
Nova regra: Sisu 2026 aceitará notas do Enem dos três últimos anos; entenda
Jovem brasileiro acorda do coma paraplégico, passa em Medicina e começa nova vida
Garota de 13 anos com QI de Einstein entra na faculdade de Medicina
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara