Só Notícia Boa
Comercial

Artista faz protesto pelo fim abate de milhares de jumentos exportados para a China: risco de extinção; vídeo

Rinaldo de Oliveira
07 / 07 / 2025 às 10 : 56
O protesto do artista David Ferreira, do Ceará, contra o abate de jumentos no Nordeste, já foi visto mais de 1,4 milhão de vezes no TikTok. - Fotos: @meninoquesepinta/ Getty Images
O protesto do artista David Ferreira, do Ceará, contra o abate de jumentos no Nordeste, já foi visto mais de 1,4 milhão de vezes no TikTok. - Fotos: @meninoquesepinta/ Getty Images

Um vídeo impressionante do protesto de um artista, pedindo o fim do abate de milhares jumentos exportados para a China, chamou a atenção para a matança dos animais no nordeste do Brasil, que já correm risco de extinção.

O rebanho, que somava 1,37 milhão de animais em 1999, caiu para cerca de 78 mil em 2025, de acordo com dados da FAO, IBGE e Agrostat. Restam apenas 6 jumentos para cada 100 que existiam há três décadas e isso coloca o Brasil no caminho da extinção da espécie nos próximos anos, se nada for feito.

O artista David Ferreira, de 29 anos, morador de Crato, no Ceará, contou em entrevista ao Só Notícia Boa que o protesto em forma de pintura, ao som de Luiz Gonzaga, foi sério e demorado, mas está surtindo efeito: “Levei 13 horas para fazer. O vídeo tá repercutindo muito no Tiktok. Já tá com 1,4 milhão [de visualizações]. Seria legal se esse vídeo chegasse a outros lugares”, disse.

Comercial

O massacre dos jumentos no Nordeste

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuáriua (MAPA), nos últimos 30 anos, o Brasil perdeu 94% de sua população de jumentos. 248 mil animais foram abatidos entre 2018 e 2024, principalmente na Bahia, estado que concentra os três frigoríficos autorizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) para este tipo de atividade.

O Deputado Federal Célio Studart (PSD- CE), que pediu o vídeo ao artista, falou ao SNB da barbaridade feita com os animais: “Os jumentos estão correndo sério risco de extinção no Brasil, principalmente por conta da exploração comercial feita por empresários, muitas vezes com o aval do próprio governo. Essa prática envolve a captura ou compra dos animais, transporte irregular, confinamento e abate para exportação da pele — usada na fabricação do ejiao, um produto da medicina tradicional chinesa”. revelou.

“Eles são submetidos a maus-tratos graves: ficam sem acesso a água, comida, cuidados veterinários e às mínimas condições que sua espécie precisa. É comum que animais doentes, filhotes e fêmeas prenhes acabem morrendo nesse caminho cruel. Estamos falando de uma espécie única, parte da nossa identidade cultural, especialmente no Nordeste, e que corre sério risco de desaparecer”, alertou.

Leia mais notícias

Abates denunciados

No mês passado, o 3º Workshop Internacional – Jumentos do Brasil: Futuro Sustentável”, denunciou a mortandade de jumentos em Maceió (AL).

O evento, organizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), teve apoio da ONG britânica The Donkey Sanctuary.

Lá, foi lançado o relatório internacional “Stolen Donkeys, Stolen Futures” (Burros roubados futuros roubados, em tradução livre). E também a campanha global Stop The Slaughter (“Parem o Abate”).

Projetos de Lei

Pelo menos dois projetos de lei estão tramitando para tentar proibir o abate de jumentos no país.

O PL nº 2.387/2022, está no Congresso Nacional e já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.

O outro, o PL nº 24.465/2022, corre na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele foiu aprovado na CCJ e aguarda votação em plenário.

“Na minha atuação como presidente da Frente Parlamentar dos Direitos dos Animais e vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente, estamos trabalhando para mudar essa realidade. Queremos aprovar projetos que instituam uma data nacional de proteção e valorização do jumento, além de proibir a venda de sua pele e de outros produtos derivados”, disse o Deputado Célio Studart.

Pessoas indignadas

Nas redes sociais, muita gente que não sabia da matança de jumentos no Norderste, ficou indignada.

O vídeo do David Ferreira, repostado neste domingo, 6, no Instagram do Só Notícia Boa, deixou muita gente chocada, que também parabenizou o artista por emprestar seu rosto e talento para algo tão importante.

“Nem imaginava que isso pudesse estar acontecendo! Um alerta urgente e um trabalho magnifico deste artista”, disse uma seguidora.

“Parabéns pela arte, foi através desse vídeo que fiquei sabendo que isso esta acontecendo”, comentou uma seguidora.

“Gente… chocada! Que maravilha! E que mensagem necessária e urgente!”, disse outra.

Assista ao vídeo do artista que pinta o rosto contra o abate de jumentos:

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial