Participar de eventos aumenta a felicidade e melhora saúde mental; revela estudo

Sabe aquela festa com amigos, ou o festival de música do seu coração? Eles fazem bem para a saúde e isso agora é cientificamente comprovado! Uma nova pesquisa concluiu que participar de eventos faz bem e aumenta a sua felicidade! Seja um festival animado, uma feira gastronômica, uma exposição cultural ou até um jogo de futebol. Estar presente fisicamente nesses encontros tem um impacto direto no bem-estar das pessoas.
O estudo, conduzido por universidades da Austrália e publicado no International Journal of Tourism Research, ouviu mais de 350 participantes e revelou que quem frequenta eventos com frequência sente mais alegria, entusiasmo e prazer no dia a dia. Segundo os cientistas, esses momentos também ajudam a pessoa a se sentir totalmente imersa na atividade, fazendo até o tempo parecer voar.
“Eventos não são apenas diversão passageira. Eles criam conexões, aliviam o estresse e fortalecem nossa relação com a comunidade. É saúde emocional em forma de encontro”, disse a professora Eliza Kitchen, uma das autoras da pesquisa.
Alivia ansiede e solidão
O estudo analisou diferentes tipos de eventos, desde os grandes festivais até os encontros menores, como feiras livres de bairro. O que chamou atenção foi a forte ligação entre essas experiências e o aumento de emoções positivas, como alegria e entusiasmo, que impactam diretamente no bem-estar emocional.
Estar presente, se divertir com amigos, descobrir algo novo, rir e se conectar com outras pessoas ajuda não apenas a melhorar o humor, mas também a aliviar a ansiedade, o estresse e até a solidão.
Segundo a professora Sunny Son, da Universidade do Sul da Austrália, os eventos “são uma ferramenta poderosa para promover saúde e conexão social”, e deveriam ser mais valorizados por comunidades, empresas e instituições públicas.
Leia mais notícia boa:
- Saúde mental vale mais que qualquer salário, alerta Leandro Karnal
- LSD para saúde mental: cientistas retiram efeito alucinógeno da droga e fazem tratamento para esquizofrenia
- Conheça os bancos da amizade: ajuda gratuita para saúde mental nas ruas; reduz sintomas em 80%
Faz viver mais
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que pessoas com altos níveis de bem-estar vivem mais, têm menos doenças, são mais produtivas e se envolvem mais com a comunidade. Com esse novo estudo, os eventos ganham destaque como aliados importantes na promoção dessa saúde integral.
Além de oferecerem momentos de alegria, os eventos ajudam a criar laços entre moradores, fortalecem o sentimento de pertencimento e incentivam o crescimento pessoal. Isso vale tanto para adultos quanto para jovens, especialmente em tempos de alta incidência de problemas de saúde mental.
Eliza Kitchen defende que escolas e universidades incorporem eventos em suas rotinas. “Eles ajudam os estudantes a relaxar, se socializar e encontrar apoio emocional”, explicou ao Globo.
Até evento online faz diferença
Embora os eventos presenciais tenham se mostrado mais eficazes em promover bem-estar emocional completo, o estudo também apontou que eventos virtuais, como shows online ou transmissões ao vivo, também têm seu valor.
Eles ajudam a aumentar o senso de realização e oferecem boas experiências, mesmo sem o contato direto.
Mas o toque humano, os sorrisos trocados, os abraços e as conversas olho no olho ainda fazem uma diferença enorme.
É essa vivência coletiva que, segundo os pesquisadores, tem o maior poder de transformação.
Muito bacana, não é?

Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Burger King contrata Roberto, abandonado no Pico Paraná, para campanha sobre amizade
Como Matt Damon ajudou o amigo Ben Affleck durante vício e divórcios
Cachorro mais inteligente reconhece 200 brinquedos pelo nome
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas