The Flash: autista de 8 anos tem as finalizações mais rápidas do Jiu-Jitsu; vídeo

Que garotinho incrível! O Heithor Valentim Simas tem apenas 8 anos e já é conhecido como “The Flash” nos tatames. Autista, ele tem as finalizações mais rápidas do Jiu-Jitsu, chegando a derrubar adversários em 15 segundos! E ele mantém esse recorde há 3 anos.
Natural de Blumenau (SC) e morador de Guabiruba, Heithor começou a treinar aos 5 anos após recomendação médica. A prática do Jiu-Jitsu foi indicada para ajudar a lidar com ansiedade, agressividade e estimular a interação social. Desde então, o que era terapia virou paixão e também vitórias.
Hoje, o pequeno atleta é destaque em competições nacionais e internacionais, somando mais de 50 medalhas e títulos importantes. O vídeo finalizando o oponente em poucos segundos correu o Brasil e emocionou internautas e profissionais do esporte.
Indicação médica
Tudo começou quando um neurologista sugeriu a prática de esportes para ajudar no desenvolvimento de Heithor. Primeiro ele tentou a natação, mas foi ao ver o irmão treinando Jiu-Jitsu que o garotinho se encantou. O pai, Jeferson Simas, também já havia praticado a modalidade e decidiu treinar junto com os filhos, reforçando os laços familiares.
Heithor passou a frequentar o C.T. Valter Gomes, em Brusque, onde treina com o professor Halley Schaefer. Rapidamente, se adaptou à rotina e demonstrou disciplina, foco e entusiasmo pelo tatame.
A prática diária trouxe resultados visíveis, não apenas nas lutas, mas também no comportamento em casa e na escola. “Ele ficou mais calmo, disciplinado e aprendeu a lidar melhor com as emoções”, contou o pai.
Leia mais notícia boa:
- Ginasta mirim que fez movimento de Rebeca Andrade conhece a estrela
- Mini atleta arrebenta e mostra todo talento em jogo de vôlei com adultos; vídeo
- Atleta brasileira de 12, que fez rifa, é prata em campeonato de Jiu-Jitsu
“The Flash” dos tatames
O apelido não é à toa. Heithor já venceu lutas com finalizações entre 3 e 15 segundos.
Isso o fez ganhar o apelido de “The Flash”, em homenagem ao herói veloz da DC Comics.
Desde que começou a competir, o menino já participou de 54 torneios e coleciona conquistas expressivas.
Entre os títulos, estão:
- 4 prêmios de finalização mais rápida
- 2 medalhas de prata no Mundial
- Bicampeonato brasileiro (Gi e No Gi)
- Títulos sul-americanos e estaduais
- 37 ouros só em competições estaduais
Adora fazer amizades
A cada nova luta, Heithor reforça a paixão pelo esporte. Ele ama estar no tatame, conviver com os colegas e enfrentar desafios, independentemente do resultado.
“Ele valoriza muito o ambiente das competições e adora fazer novas amizades”, afirma o pai.
Fora dos tatames, Heithor é uma criança como qualquer outra. Gosta de andar de bicicleta, nadar e brincar com os amigos. Mas, para seguir crescendo como atleta, a família busca apoio de patrocinadores e parceiros que possam ajudar com os custos das competições.
Veja no instagram do pequeno vencedor:
Ver essa foto no Instagram