Árvore considerada quase extinta reaparece na Amazônia após 40 anos

Por décadas, acreditou-se que o pau-cravo, uma árvore nativa do Brasil com aroma marcante e madeira valorizada, estava quase extinta na Amazônia. Mas agora, graças a um esforço de conservação iniciado há mais de 15 anos, essa espécie que praticamente não se via mais voltou a florescer. A redescoberta aconteceu em Altamira, no Pará, dentro de uma área protegida pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
A espécie, também chamada de cravo do Maranhão, é considerada endêmica, só existe no Brasil. Ela havia sido intensamente explorada durante os séculos XVIII e XIX, principalmente pelo atrativo da casca aromática semelhante ao cravo-da-índia. A extração descontrolada acabou levando ao colapso populacional da árvore, e por muito tempo, havia apenas raros registros dela na natureza.
O reencontro com o pau-cravo aconteceu durante as ações do programa de preservação da Norte Energia, responsável pela usina. Desde então, 30 árvores adultas foram identificadas e preservadas, outras 11 transplantadas e mais de 150 mudas estão sendo cultivadas em viveiros.
Espécie rara
O pau-cravo tem uma história antiga com o Brasil. Durante o período colonial, sua madeira resistente e o cheiro adocicado chamaram atenção. Mas, como muitas espécies tropicais, acabou sofrendo com a ganância humana. A árvore era cortada por completo apenas para extrair sua casca, o que impediu sua regeneração.
Com o passar dos anos, a ausência de novos exemplares acendeu o alerta entre ambientalistas. Em 2008, o pau-cravo entrou na Lista Nacional da Flora Ameaçada de Extinção, publicada pelo Ibama, com o status de “criticamente ameaçado”.
Desde então, o desafio tem sido não só preservar os poucos exemplares restantes, mas garantir que novas gerações da espécie possam crescer em segurança.
Leia mais notícia boa:
- Quem é a idosa de 92 anos que sobe na árvore e impressiona a web; vídeo
- Garota de 12 anos que plantou 140 mil árvores na Índia poderá vir para a COP 30 no Brasil
- Árvores dão sinais e avisam antes de vulcão entrar em erupção, descobre a Nasa
Esperança no coração da Amazônia
A virada veio com o trabalho de reflorestamento da concessionária Norte Energia.
Roberto Silva, gerente da empresa, explica que desde 2014 a equipe busca ativamente por exemplares do pau-cravo nas áreas preservadas.
“Atualmente temos 30 matrizes da espécie, de onde coletamos sementes para produção de mudas e plantio em áreas de restauração florestal”, contou à CBN.
Lindomar da Silva Lima, um dos identificadores botânicos do projeto, não escondeu a emoção ao participar da descoberta.
“Fiquei muito alegre. A gente não conhecia, e agora temos mais conhecimento, mais consciência. Quero que ela multiplique, para nossos filhos, nossos netos verem. Vou contar essa história para eles. Que cresçam sabendo o valor de preservar”, disse com brilho nos olhos.
O futuro da árvore
Com a presença confirmada de exemplares adultos e novos brotos sendo cuidados com atenção, o pau-cravo agora se torna símbolo de como a natureza pode resistir e se recuperar quando há esforço coletivo e planejamento de longo prazo.
A redescoberta também reacende o interesse científico.
Estudos coordenados pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por meio do Centro Nacional de Conservação da Flora, buscam agora entender melhor o comportamento da espécie e suas possibilidades de reintrodução em outras áreas da Amazônia.
 
    
 Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara