Brasil é campeão da Copa América pela nona vez; valeu meninas; vídeo

Em uma noite inesquecível para o futebol feminino, o Brasil conquistou seu nono título da Copa América Feminina após um jogo eletrizante contra a Colômbia. A partida, que terminou em 4 a 4 no tempo normal e prorrogação, foi decidida nos pênaltis — com vitória brasileira por 5 a 4.
A seleção mostrou força, coragem e muita garra do início ao fim, mesmo em meio a erros, viradas e reviravoltas que só uma grande final pode proporcionar. A estrela Marta, que entrou no segundo tempo, brilhou com dois gols, inclusive um nos acréscimos que levou a partida para a prorrogação.
Emocionada, Marta falou sobre a despedida dela da Copa América e não segurou as lágrimas: “Estou muito feliz. Minha última Copa América. Não tenho palavras… Essas meninas são maravilhosas”.
Um jogo digno de final
Desde o apito inicial, a Colômbia mostrou que queria muito o título. Com Linda Caicedo comandando o ataque, as colombianas abriram o placar e colocaram pressão na defesa brasileira.
Mas o Brasil respondeu ainda no primeiro tempo, com Angelina convertendo um pênalti sofrido por Gio Garbelini. No segundo tempo, a seleção brasileira voltou mais ofensiva, mas sofreu com um erro entre Tarciane e Lorena, que resultou no segundo gol da Colômbia.
Logo depois, Amanda Gutierres, artilheira do Brasil na competição com seis gols, deixou tudo igual. Mas a Colômbia voltou a surpreender e fez o terceiro aos 42 do segundo tempo. Parecia o fim…
Leia mais notícia boa:
- Jogadores do Bahia entram com cães para incentivar adoção durante Copa do Brasil; vídeo
- Brasileira de 12 anos é selecionada para Olimpíada Internacional de Matemática, na Tailândia
- Estudantes brasileiros faturam prata e bronze na Olimpíada Internacional de Biologia
Marta entra em cena
Com a estrela que só ela tem, Marta entrou em campo e mudou o rumo da partida. Aos 50 minutos do segundo tempo, fez um golaço que levou a torcida ao delírio e levou o jogo para a prorrogação.
Durante o tempo extra, brilhou de novo. Aproveitou o cruzamento e colocou o Brasil na frente com seu segundo gol na partida.
Mas a Colômbia não se entregou. Leicy Santos, em uma cobrança de falta perfeita, empatou mais uma vez: 4 a 4.
Decisão nos pênaltis
Nos pênaltis, Marta perdeu uma das cobranças e ficou visivelmente abalada. Mas a goleira Lorena, com sangue frio, defendeu o chute da Carabalí e garantiu a vitória por 5 a 4.
“Eu voltei depois da cobrança de pênalti muito abalada. Elas não me deixaram desmoronar. Sempre confiando que a Lorena ia pegar os pênaltis. Deus me agraciou com esse título”, disse Marta, emocionada.