Teste de computador pode detectar autismo e déficit de atenção mais rápido

Esperança para descobrir mais cedo o autismo e o déficit de atenção em crianças. Um novo teste desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Indiana, nos EUA, permite a detecção rápida de sinais dos dois tipos de transtorno.
O método é simples e envolve um sensor que monitora o movimento do braço quando o paciente toca na tela.
A análise dos dados foi facilitada pelo uso da inteligência artificial, após 12 anos de pesquisa.
O estudo
O estudo sugere que os padrões comportamentais são diferentes entre crianças autistas e com déficit de atenção.
Durante o teste, a criança toca pontos na tela de um computador enquanto um sensor monitora o movimento do braço.
Isso permite a criação de gráficos que ajudam na identificação de padrões comportamentais distintos entre crianças com e sem esses transtornos.
Leia mais notícia boa
- Autista, ex-ajudante de pedreiro, supera depressão e é aprovado em 4 faculdades de medicina
- Cabeleireiro corta cabelo de crianças autistas de forma gratuita; filho é a inspiração
- Mesmo com liminar, plano nega tratamento de jovem autista e internautas fazem corrente do bem para ajudar
Parece um jogo
O método funciona como um jogo e pode ser concluído em até 15 minutos, uma alternativa mais ágil em comparação aos métodos tradicionais que demandam várias sessões.
A pesquisa vem sendo desenvolvida há mais de uma década, mas após a aplicação da inteligência artificial foi possível aprimorar a análise dos dados coletados.
Nos Estados Unidos, estima-se que uma em cada 31 crianças possa apresentar transtorno do espectro autista, segundo dados dos centros de controle e prevenção de doenças.
Autismo no Brasil
O Brasil são 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com o Censo Demográfico de 2022 do IBGE. Isso representa 1,2% da população brasileira.
Os cientistas esperam que este teste futuramente esteja disponível em escolas primárias para facilitar diagnósticos precoces durante o início da alfabetização, informou o R7.
Mas isso ainda não tem data para acontecer.
