Mesmo com liminar, plano nega tratamento de jovem autista e internautas fazem corrente do bem para ajudar

A Justiça já reconheceu o direito, mas mesmo assim o plano nega tratamento para um jovem autista e cadeirante. Davi tem 19 anos e vive sozinho com o pai, Marcelo, e depende totalmente dele. E enquanto as portas se fecham, a internet resolveu abrir os braços. Sem tratamento, a situação deles complica. Foi após um apelo do pai, que uma corrente do bem se formou para ajudá-los.
Diante da situação desesperadora, uma vaquinha foi criada para ajudar Marcelo a manter o cuidado de Davi, que já enfrenta sérios prejuízos por falta de estímulos e suporte profissional. A campanha é um pedido de socorro – e um gesto de amor. Marcelo não pede luxo. Só quer garantir ao filho um direito básico: saúde.
“Eu sou um pai solo. Solo mesmo. Sou sozinho e não tenho como pagar o tratamento. O Davi precisa de mim 24 horas por dia e eu não consigo trabalhr”, disse o pai, em entrevista ao Só Notícia Boa. Você também pode ajudar pai e filho doando na vaquinha.
Rotina difícil
Marcelo mora com o filho em Juiz de Fora, Minas Gerais. Desde que Davi nasceu, a vida dele mudou por completo. Hoje, aos 19 anos, o jovem não fala, não anda e precisa de acompanhamento constante. A mãe é ausente – tanto no apoio emocional quanto financeiro – e toda a responsabilidade caiu sobre os ombros desse pai guerreiro.
Sem rede de apoio e sem poder trabalhar em tempo integral, Marcelo usa as poucas horas em que Davi está na clínica para fazer corridas como motorista de aplicativo. É com esse dinheiro, que mal cobre o básico, que ele tenta manter a casa e, com esforço, pagar parte do tratamento.
O problema é que o tempo de atendimento que Davi tem hoje está muito abaixo do necessário: apenas 4 horas por dia em uma clínica particular. O restante do tempo, ele passa em casa, sem acesso à equipe multidisciplinar indicada pelos médicos, o que impacta diretamente na sua saúde e bem-estar.
Veja outras histórias do SVB:
- Amor incondicional: filho larga tudo para cuidar de mãe com Parkinson e AVC; vídeo
- Homem sem mãos e uma perna anda 6km para levar filho na escola e vídeo viraliza; Forte
- Só Vaquinha Boa mostra como estão as irmãs do CE que choravam de fome
Justiça garante, mas plano ignora
Em 2022, uma decisão da Justiça determinou que o plano de saúde deveria cobrir o tratamento integral de Davi, com equipe multidisciplinar, conforme orientação médica.
Mesmo assim, a ordem é ignorada até hoje. Marcelo já denunciou à ANS, entrou com novas petições, buscou apoio em diferentes instâncias, mas não teve retorno efetivo.
Enquanto isso, a situação de Davi só piora. A falta de estímulos e profissionais especializados afeta seu desenvolvimento e gera crises que poderiam ser evitadas. Marcelo, sozinho, tenta fazer o papel de pai, cuidador, terapeuta e provedor, mas já está exausto física e emocionalmente.
Ajuda de vaquinha
Diante da negligência do plano de saúde e da urgência da situação, o Marcelo fez um apelo nas redes sociais e junto com o Só Vaquinha Boa abrimos uma vaquinha para ajudar.
O valor arrecadado será destinado ao custeio do tratamento completo do jovem: fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e outros atendimentos fundamentais.
Cada contribuição, por menor que pareça, pode garantir mais um dia de cuidado digno para Davi e mais um pouco de fôlego para esse pai incansável.
Essa é uma chance de mostrarmos que Marcelo e Davi não estão sozinhos.
Doe aqui na vaquinha do Marcelo e do Davi
Assista ao vídeo deles:
Ver essa foto no Instagram