Pai ajuda no parto do filho em casa, em pleno Dia dos Pais; “Foi Deus”

O domingo do Dia dos Pais foi super emocionante – em todos os sentidos – para uma família do Rio Grande do Sul. Edson Alan Baierles da Silva, de 29 anos, que já era pai de dois, ajudou no parto do terceiro filho, Teodoro Alan, dentro de casa. O parto aconteceu na manhã deste domingo (10) no bairro Mathias Velho em Canoas, em Porto Alegre e surpreendeu pela rapidez e pela data especial.
A esposa de Edson, Débora Francine Silva da Rosa, de 30 anos, começou a sentir contrações por volta das 5h. O bebê estava previsto para nascer entre os dias 10 e 11 de agosto, mas o Teodoro teve pressa. “Entre as contrações e o nascimento foi menos de uma hora”, contou o pai, ainda emocionado com a experiência.
Enquanto Débora tomava banho, as dores ficaram mais fortes. Edson a ajudava a secar o cabelo quando percebeu que não haveria tempo para esperar atendimento médico. Poucos minutos depois, já no sofá, o bebê nasceu nos braços do pai, que atribuiu tudo à proteção divina.
O parto “de Deus”
O casal já tem dois outros filhos, um de 8 anos e outro de 1 ano e 4 meses. Edson lembra que, ao ver a cabeça do bebê, apenas agiu instintivamente.
“Eu segurei o bebê e ele já começou a chorar. Nem fui eu que fiz o parto, foi Deus”, disse.
Após o nascimento, Edson ligou para o Corpo de Bombeiros. Do outro lado da linha, o soldado Lázaro Meireles Dorneles orientou que o bebê fosse mantido aquecido e junto da mãe, sem cortar o cordão umbilical. Minutos depois, uma ambulância chegou para realizar o procedimento.
Leia mais notícia boa:
- Sem saber, filha realiza dois sonhos da mãe, que morreu após o parto; vídeo
- Menina de 2 anos já sabe que quer ser médica para fazer partos; vídeo
- Policiais fazem parto de mãe na rodovia; olha que linda a bebê!
Orientação à distância
O soldado Meireles, que está no Corpo de Bombeiros desde julho de 2023, conta que essa foi a primeira vez que atendeu uma ocorrência desse tipo. Ele manteve a calma do pai ao telefone, garantindo que mãe e filho ficassem seguros até a chegada da equipe de saúde.
Preocupado com o frio da manhã, o bombeiro recomendou o uso de cobertores para aquecer o bebê e reforçou a importância do contato pele a pele com a mãe. Durante toda a ligação, recebeu a notícia de que o bebê havia chorado e a mãe estava consciente, sem sinais de complicações.
Uma data inesquecível
Para Meireles, o atendimento foi especial não apenas pela complexidade, mas pela coincidência da data.
“Espero que essa família tenha muita felicidade, que essa criança tenha bastante saúde. E mais ainda por ser uma data especial”, disse ao G1.
Mãe e filho foram levados ao hospital e passam bem.
Já para Edson, este Dia dos Pais ficará marcado para sempre como o dia em que ele teve a honra de receber o filho nos braços antes mesmo de qualquer médico.

Tunico fez 1 ano: o cachorro magrinho que vivia na rua, foi adotado, engordou e está lindo; vídeo
Sai o ranking dos 20 bilionários mais generosos; doaram fortunas para caridade
Casal que adotou e engravidou faz vídeo para comemorar o amor dos dois filhos
Homem ajuda menino que vendia paçoca com Pix errado e paga o prejuízo da criança; vídeo
Cachorrinhos resgatados de casa imunda ganham vida nova e serão cães farejadores da polícia
Prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, põe mulheres na transição e exalta imigrantes como ele
Linkin Park no Brasil; veja setlist, horários e o que esperar dos shows
COP 30: veja os países que já doaram ao Fundo para Financiar Florestas Tropicais
Aberto concurso da Caixa com salário de R$ 15 mil; veja como se inscrever
Príncipe William tira fotos nos mesmos lugares que Lady Di, no Rio, e reacende saudade