Cirurgião que ficou paraplégico após acidente volta a operar com cadeira especial comprada pelo hospital

A história do cirurgião torácico Nelson Bergonse Neto, de Curitiba (PR), é um exemplo emocionante de superação e amor pela profissão. Após sofrer um grave acidente de moto em 2022, que o deixou paraplégico, ele passou quase três anos afastado das cirurgias e agora, graças a uma cadeira especial adquirida pelo hospital onde trabalha, o médico realizou sua primeira operação, 3 anos depois da tragédia.
Nelson, que atua nos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, viu a vida virar de cabeça para baixo quando um carro avançou o sinal vermelho e ele bateu violentamente no automóvel. O médico sofreu múltiplas fraturas, lesões graves na coluna, contusão cerebral, danos no fígado e perdeu o movimento das pernas. Desde então, enfrentou uma longa jornada de recuperação, marcada por fisioterapia, tratamentos e adaptação à nova realidade.
Agora, com o apoio da cadeira que fica de pé, ele voltou a ter autonomia dentro do bloco cirúrgico. No vídeo, enviado pelo hospital ao Só Notícia Boa, ele aparece emocionado, realizando o procedimento que tanto sonhou em voltar a fazer. Assista abaixo.
O acidente
Em 2022, Nelson estava pilotando a moto quando foi atingido por um carro que não respeitou o sinal de trânsito. A batida foi tão forte que ele chegou desacordado ao hospital e precisou ser internado na UTI.
Foram dias de luta: fratura no cotovelo, na clavícula, lesões nas vértebras torácicas T11 e T12 – que resultaram na perda dos movimentos das pernas –, além de um aneurisma cerebral e lesão no fígado.
Mesmo diante das sequelas, o cirurgião nunca perdeu a esperança de voltar a exercer a vocação. Após um ano e meio de recuperação, retomou atendimentos no consultório e agora, voltou a realizar procedimentos mais complexos novamente.
Leia mais notícia boa:
- Jovem se torna cirurgião por causa do Greys Anatomy e agora vira consultor da série
- Cirurgião vacinou filho após perder o pai para covid [vídeo]
- Primeira cirurgia do mundo contra depressão crônica é realizada com sucesso na Colômbia
A cadeira que fez a diferença
Para poder operar, Nelson precisava de um suporte que lhe permitisse trabalhar em pé. Foi então que apresentou sua necessidade à direção dos hospitais. O pedido foi levado ao Grupo Marista, responsável pelas unidades, que providenciou a compra de uma cadeira especial.
O equipamento garante que o médico fique em pé, sentado ou em posições intermediárias, com total segurança graças a cintos de suporte. Além disso, a cadeira oferece mobilidade para que ele se movimente durante os procedimentos.
“É difícil realizar procedimentos apenas sentado. Com a cadeira, consigo trabalhar de forma segura e confortável, o que mudou completamente minha rotina”, contou o cirurgião em entrevista ao Só Notícia Boa.
O retorno às cirurgias
Com o novo recurso, Nelson finalmente realizou na semana passada a primeira operação após o acidente. Ele confessou que estava nervoso, mas logo a emoção deu lugar à concentração.
O procedimento foi um sucesso e o paciente já se recupera bem.
“Operar sempre foi minha paixão. Voltar ao centro cirúrgico me mostrou que ainda tenho muito a oferecer. Meu objetivo é continuar crescendo e sendo cada vez mais independente”, disse o médico.
Apoio do hospital
O gerente médico do Hospital São Marcelino Champagnat, Jarbas da Motta Junior, falou sobre amor ao próximo.
“Cuidar do próximo vai além de uma paixão, é uma missão de vida. Se podemos ajudar um médico a continuar seu propósito, temos que fazer isso. Com a cadeira, o dr. Nelson não só retomou procedimentos como também voltou a realizar cirurgias, que era seu maior desejo”, afirmou.
Aplausos à direção do hospital pela atitude e ao médico por jamais desistir!
Assista ao vídeo do Dr. Nelson, o cirurgião paraplégico que voltou a operar
View this post on Instagram