Mercado adota app para reduzir desperdício; aviso sobre promoção de produtos que vão vencer

Que boa ideia! Novecentas lojas de uma rede de alimentos começam a usar este mês um app para reduzir o desperdício. Consumidores serão avisados pelo aplicativo sobre produtos com etiqueta amarela, que estão mais baratos porque o prazo de validade está perto de vencer.
A rede de alimentos Iceland, que vende produtos congelados e naturais, fechou parceria com aplicativos de supermercado para alertar consumidores do Reino Unido sempre que um item receber preço de etiqueta amarela.
A iniciativa faz parte de um programa nacional de redução do desperdício de alimentos que fez sucesso em Londres e Bristol e agora abrangerá todo o Reino Unido. “Isso não apenas ajuda nossos clientes a fazerem seu dinheiro render mais, mas também faz uma mudança positiva para o planeta”, explicou a empresa.
Evita que comida vá para o lixo
Desde seu lançamento em 2019, o aplicativo Gander evitou que mais de 39 milhões de itens vencessem e fossem enviados para aterros sanitários.
Agora, os consumidores da loja, que nasceu na Islândia, vão receber notificações nos aplicativos Olio e Gander para ajudar na meta contra o desperdício.
“A Islândia sempre se dedicou a combater o desperdício de alimentos de frente, e estender essa parceria com a Olio e a Gander é mais um passo para fazer uma diferença real”, disse o diretor de produto, processo e sustentabilidade da Islândia.
Leia mais notícia boa
- Sachê natural faz frutas durarem até 30 dias; jovens inventores ganharam prêmio
- Horta de Zeca Pagodinho vai combater a fome e dar emprego em Xerém, no RJ
- Homem faz desafio de 100 bilhões de refeições e entrega primeiras 30 bilhões; combate à fome
Voluntários vão entregar
Já a Olio, que trabalha por meio de uma rede de voluntários para entregar alimentos e suprimentos perto da data de validade para comunidades carentes, anunciou que vai expandir seus serviços para incluir as notificações de produtos com adesivos amarelos.
“O desperdício de alimentos é um dos maiores desafios de sustentabilidade da atualidade”, disse Stacey Williams, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Gander.
As redes comemoram o uso da tecnologia para reduzir o desperdício de alimentos
“Ao trabalharem juntos, a Gander, a Islândia e a Olio estão mostrando como a tecnologia pode ajudar os varejistas a reduzir o desperdício e, ao mesmo tempo, apoiar os consumidores locais a encontrarem ótimo valor.”
