Dia das Crianças: veja brincadeiras antigas para se divertir com elas, sem celular

Tem, sim, como se divertir com os filhos e sobrinhos no Dia das Crianças com brincadeiras antigas, passando longe do celular. Dá pra resgatar várias delas e a gente vai te relembrar as melhores.
Desde brincadeiras ao ar livre, como pique-esconde, até desafios de raciocínio e mímica. Dá pra curtir bastante sem gastar um centavo. O Dia das Crianças surgiu há um século, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, no Rio de Janeiro, em 1923 e de lá para cá adultos tiram o dia pra voltarem a ser crianças também.
12 de outubro também é feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Os católicos lembram da data para agradecer à santa, que teria aparecido a um grupo de homens no Brasil, nesta época do ano, em 1717. A imagem da santa preta, encontrada por pescadores em um rio, é um símbolo nacional de promessas e devoção.
Dia longe das telinhas
Passar esse dia de festa longe das telinhas pode fazer a diferença para todos.
“A gente sabe que inserir esses equipamentos é uma realidade na sociedade, mas o uso desenfreado por impactar a criatividade, falta de socialização e transtornos de ansiedade, por exemplo”, afirmou a professora Viviane Anita Kunst, do Marista Escola Social Curitiba, no Paraná.
E a educadora Karina Tenorio de Lima, lembra que brincadeiras ao ar livre, além de divertidas, estimulam o raciocínio: “O ato da brincadeira desenvolve a criatividade, permite que a criança tenha liberdade para suas construções e expressões, promove interações entre eles, estimula o raciocínio lógico e o levantamento de hipóteses no mundo do faz de conta”, afirmou.
Leia mais notícia boa
- Adultos devem brincar para serem mais felizes, descobre grupo de amigos do DF
- Médicas se fantasiam de princesas para levar alegria a crianças internadas; vídeo
- Menino superdotado de 9 anos faz faculdade e quer ser neurocirurgião para salvar crianças
Brincadeiras para o Dia das Crianças
- Brincadeiras de antigamente: chame as crianças para brincar de esconde-esconde, lenço-atrás, amarelinha, acampamento em casa, brincadeiras com bexigas, queimada, pique-pega, entre tantas outras. Vale para a gente virar criança de novo também…
- Brincar de mímica: essa é muito divertida. Divida as equipes em dois grupos. Cada um faz as mímicas para o outro adivinhar quem é o personagem, objeto, animal, artista, ator, desenho animado. Vai dar muita risada isso.
- Circuito olímpico em casa: outra ideia é organizar um circuito olímpico em casa. É só reunir cordas de brincar, almofadas, travesseiros e materiais e pronto! Chame as crianças para a disputa.
- Contação de histórias e incentivo à leitura: se estiver chovendo, a contação de histórias é uma boa opção. Vale momentos de adivinhações sobre os livros e os seus personagens.
- Cozinha é, sim, lugar de criança: com os devidos cuidados com o fogão, o forno e as facas e tesouras, incentivar as crianças é excelente. É possível fazer bolachas caseiras, pães e bolos e sucos divertidos e coloridos, que delícia!
Por um mundo melhor
A data também poder ser uma oportunidade para ensinar a reciclar, brincando, já de olho em construir um mundo melhor.
As caixas de leite e ovos podem se transformar em mil e um brinquedos, basta usar a criatividade.
Com imaginação e ideias bacanas, o que ia para o lixo vira algo raro e diferente.
As crianças precisam perceber, por si próprias, que para um mundo melhor, é necessário rever conceitos e contribuir, o momento do contato e do diálogo é esse.
