Só Notícia Boa
Comercial

Programa “Merenda Saudável” leva culinária regional a escolas do agreste de PE

Monique de Carvalho
15 / 10 / 2025 às 09 : 55
Comida saudável para alunos de escolas públicas. O programa Merenda Saudável faz isso em PE e oferece gratuitamente cardápio e treinamento - Foto: Divulgação
Comida saudável para alunos de escolas públicas. O programa Merenda Saudável faz isso em PE e oferece gratuitamente cardápio e treinamento - Foto: Divulgação

Saborzinho de comida de mãe. É o que os alunos de escolas do agreste de Pernambuco têm recebido através do programa Merenda Saudável, uma iniciativa da Humane World for Animals Brasil e Mercy for Animals do Brasil. A boa ação melhorou e muito a qualidade da alimentação das crianças em escolas da região.

A parceria estabelecida pelo programa Alimentação Consciente Brasil já acontece no município desde 2023 e só melhora. A medida incorpora receitas regionais à base de vegetais no cardápio escolar, aumentando a diversidade de proteínas de verduras, legumes e frutas, o que garante mais sabor e uma alimentação equilibrada aos alunos.

Renata Victoratti, especialista em políticas alimentares na Humane, explica que a inclusão de receitas à base de vegetais na alimentação escolar é uma poderosa ferramenta de transformação. “Escolhas alimentares mais conscientes ajudam a reduzir os impactos ambientais e são aliadas fundamentais no enfrentamento da crise climática”, disse em entrevista ao Só Notícia Boa.

Comercial

2,5 milhões de refeições saudáveis

A implantação do projeto nos municípios ocorre em parceria com o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), operado pela organização Mercy for Animals.

Em um único ano, o impacto do programa é de mais de 2,5 milhões de refeições à base de vegetais servidas; aproximadamente 1.500 hectares de terra poupados – equivalente a cerca de 1.500 campos de futebol; mais de 20 milhões de litros de água doce economizados – o que corresponde a mais de 170 mil banhos de 15 minutos; e mais de 5 mil toneladas de CO₂ não emitidas – igual a mais de 47 milhões de km rodados por carros.

Baseado em diretrizes de órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Comissão Eat Lancet, e nacionais, como o Ministério da Saúde, o “Merenda Saudável” recomenda a substituição de pelo menos 20% dos ingredientes de origem animal por vegetal em instituições públicas que servem refeições em larga escala.

Leia mais notícia boa:

Transformando hábitos

Antes de levar a merenda aos alunos, professores e responsáveis pelas cozinhas escolares receberam um treinamento especial, oferecido às cozinheiras é no Espaço de Alimentação Escolar da secretaria.

Elas aprendem receitas à base de vegetais, em aulas ministradas por Renata e Fabrisa Anne Alves Silva, chef parceira da Humane.

“Ao transformar os cardápios das escolas, estamos também transformando hábitos, cuidando da saúde dos estudantes e contribuindo para um planeta mais equilibrado e sustentável”, disse.

A nutricionista Larissa Nascimento, responsável técnica pela alimentação escolar da rede municipal de Caruaru, enxerga o programa “Merenda Saudável” como uma ferramenta fundamental para a construção de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos.

“Ao incentivar o consumo de preparações com mais vegetais, o programa não apenas promove saúde e bem-estar, mas também fortalece a consciência sobre sustentabilidade”, ressaltou a nutricionista.

“É uma ação que conecta educação, cuidado com o corpo e responsabilidade pelo meio ambiente, preparando nossas crianças para escolhas mais conscientes e um futuro mais equilibrado”, acrescentou a profissional técnica.

Conteúdos gratuitos

O “Merenda Saudável” tem o objetivo de promover saúde e sustentabilidade, incentivando mudanças nas políticas alimentares das escolas, oferecendo consultoria de cardápio, treinamentos teóricos em educação nutricional e ambiental e práticos em culinária vegetal, além de um acompanhamento contínuo da parceria, de forma totalmente gratuita.

O programa é integrado por uma equipe de nutricionistas e chefs especialistas em alimentação à base de vegetais, que trabalha na consultoria e reformulação do planejamento alimentar, na inclusão de novas receitas nos cardápios, além de conteúdos educativos e treinamentos teóricos e práticos com as equipes pedagógicas e de cozinha.

O portal do programa na internet oferece diversos conteúdos gratuitos, como materiais educativos, caderno de receitas com sugestões simples e de baixo custo, áudios com orientações sobre como montar uma refeição balanceada e materiais de referência – como guias alimentares. Acesse o site para conferir: https://merendasaudavel.org.br

Humane World for Animals

A Humane World for Animals é uma organização não governamental (ONG) que atua globalmente em parceria com empresas, produtores e instituições para promover o bem-estar de animais.

Há mais de 70 anos, trabalha para enfrentar as causas fundamentais da crueldade e do sofrimento animal em todo o mundo, promovendo mudanças duradouras.

A ONG atua em mais de 50 países para promover uma relação benéfica entre animais e pessoas, resgatar e proteger cães e gatos, melhorar o bem-estar dos animais de criação, proteger a vida selvagem, promover testes e pesquisas sem animais, responder a desastres naturais e enfrentar a crueldade contra os animais em todas as suas formas.

Professores e profissionais de cozinhas foram treinados gratuitamente pelo programa. - Foto: divulgação
Professores e profissionais de cozinhas foram treinados gratuitamente pelo programa. – Foto: divulgação
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial