De “Parque dos Pesadelos” a Melhor Escola do Mundo; o colégio é brasileiro

Sim, é possível melhorar a educação pública e este colégio estadual de São Paulo é a prova disso. Conhecido antigamente como “Parque dos Pesadelos”, ele agora foi reconhecido como um dos vencedores do prêmio World’s Best School (Melhor Escola do Mundo), promovido pela organização global T4 Education.
A Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão (SP) ganhou o prêmio na semana passada, depois de grande mudança na metodologia de educação, baseada em princípios humanistas, de não violência, e esporte.
O colégio melhorou muito depois que começou a dar atividades extracurriculares com acompanhamento profissional e ofereceu aos alunos práticas como patinação olímpica, vôlei, xadrez, artes marciais, entre outras. O prêmio diz muito sobre isso.
Como foi a virada da escola
A escola Parque dos Sonhos, foi fundada em 2014 para atender famílias em situação de vulnerabilidade, retiradas de áreas de risco.
Quando o diretor Régis Marques Ribeiro assumiu a unidade em 2016, havia apenas 116 estudantes e muitos desafios estruturais e sociais. “O trabalho que a gente fez foi de olhar para o aluno enquanto ser humano, entender o que ele busca, o que ele quer, ouvir o aluno realmente”, disse Ribeiro.
Hoje a escola hoje atende 580 alunos do 1º ao 9º ano e virou referência positiva no Estado: “Uma referência de mudança, de transformação, de que educar com amor é possível”, pontuou o diretor Ribeiro.
Leia mais notícia boa
- Bullying: professor faz alunos pedirem perdão a colega agredido e vídeo viraliza
- Doador anônimo quita dívidas de merenda escolar de todos os alunos
- 1º aluno com Down se forma em Educação Física na PUC Goiás: vídeo emocionante
Modelo vai ser copiado em outras escolas
O prêmio World’s Best School reconhece iniciativas inovadoras que transformam a aprendizagem e geram impacto real nas comunidades.
O secretário estadual de Educação, Renato Feder, disse que o reconhecimento veio pelo incentivo ao esporte e pelo acolhimento individual oferecido a cada aluno e anunciou que o modelo será copiado em outras escolas de SP.
“A gente vai se estruturar para levar isso para outras escolas. Porque o trabalho feito aqui é maravilhoso e não é um trabalho caro. É um trabalho que pode ser replicado”, disse Feder.
O prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), disse que gestão municipal também vai replicar o modelo da EE Parque dos Sonhos nas escolas da rede. Ele quer que 60% das unidades municipais tenham ensino em tempo integral até 2026.
Escola será ampliada
Outra notícia boa: a escola passará a oferecer também o Ensino Médio, uma demanda da comunidade escolar local.
A expectativa é que o número de alunos ultrapasse mil estudantes. “A gente vai atender a comunidade com muita alegria”, disse Feder ao g1.
A estudante Rafella Kamilly, de 14 anos, presidente do grêmio estudantil, disse que pretende continuar na unidade. “Além de ter um estudo bom, tem várias dinâmicas, patinação, vôlei, essas coisas. Eu sou muito realizada em estar nessa escola”, disse.

Cachorrinha terapeuta ajudou tutora a vencer doença e agora tem missão maior
Trump suspende ‘tarifaço’ sobre produtos agrícolas exportados do Brasil; café e carne mais baratos
Chuva de meteoros acontece neste final de semana; pode ser vista em todo o país
Rodrigo Teaser, intérprete brasileiro de Michael Jackson, vai receber prêmio nos EUA; vídeo
Ideia simples resgata gatinha que ficou presa 7 dias em canal de esgoto; vídeo
Quem é o motoboy autista do bilhete na moto que emocionou o Brasil: “amo ele milhões”
Adolescente que sobreviveu a ataque de tubarão quer competir nas Paralimpíadas
Brasil testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama; congelamento
Casal com 5 filhos adota mais 4 crianças órfãs; não separar a família
Ronaldo ajudou Daniele Hypólito a trazer medalha histórica: bancou ida ao mundial
Cachorrinho é resgatado de túnel movimentado após dar baile na polícia; vídeo
Dia Mundial da Gentileza: moradores distribuem kits duplos para espalhar o bem; vídeo