Fernanda Montenegro revela ritual de longevidade: “acorde, levante e dance”

A atriz Fernanda Montenegro completou 96 anos recentemente e segue como uma das figuras mais admiradas do Brasil. Conhecida pela lucidez, vitalidade e dedicação à arte, ela revelou que não há segredo milagroso para envelhecer bem, mas sim atitudes simples e consistentes.
Em entrevista à revista Veja, Fernanda compartilhou um hábito que adota todas as manhãs e que, segundo ela, faz diferença no modo como encara o dia e a própria vida. É uma espécie de ritual: “Todo dia, acorde, levante e dance. Não podemos parar. Meu corpo pede para ficar deitado. Mas eu não me rendo”, disse.
A artista também falou sobre a importância de não se entregar à inércia e de manter o corpo e a mente em movimento, mesmo diante das limitações da idade. Além disso, destacou que a longevidade é construída com propósito. P
A vida real longe das telas
Para Fernanda, a chave está em encontrar a vocação e manter a conexão com aquilo que dá sentido à existência, algo que, no caso dela, sempre foi o teatro e a arte de representar.
A atriz explicou que o movimento é o que mantém o corpo e o espírito ativos, mesmo diante da rotina que envolve consultas médicas e cuidados naturais da idade.
“Tenho as demandas de uma mulher de 95 anos. Tenho médicos, exames, e que fazer a unha”, afirmou com bom humor.
Leia mais notícia boa:
- Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
- Fernanda Torres é convidada para integrar time da Academia do Oscar junto com outros 9 brasileiros
- Áudio lindo de Fernanda Montenegro para levantar atriz Linn da Quebrada é lição de amor; saúde mental
O valor da vocação
Outro ponto destacado pela artista foi a importância de encontrar o propósito de vida. “Na vida, temos que encontrar nossa vocação. Se já encontrou, se agarre a ela”, aconselhou.
Fernanda sempre foi um exemplo de dedicação à profissão. Com mais de sete décadas de carreira, continua sendo referência pela entrega e paixão pelo ofício de atriz. Para ela, o trabalho e a arte foram combustíveis essenciais para atravessar o tempo com lucidez e entusiasmo.
Manter o foco em algo que desperte amor e propósito, segundo Fernanda, é uma das formas mais eficazes de cultivar a vitalidade, não apenas física, mas também emocional e espiritual.
Longevidade na genética
Em outra entrevista, concedida ao programa Tributo, da TV Globo, Fernanda revelou que vem de uma família marcada pela longevidade. “Eu sou de uma raça que dura muito. Meu pai, com 90 e tantos, dizia que queria chegar aos 100 anos, porque a vida é tão boa”, contou.
Ela lembrou que cresceu cercada de exemplos de pessoas fortes, que enfrentaram dificuldades, mas sempre mantiveram o desejo de viver. “Tenho esses exemplos perto de mim, de velhos duros que aguentaram muita coisa na vida e querem chegar aos 100.”
Para Fernanda, a vida é um ciclo natural que deve ser aceito com sabedoria e gratidão. “Um dia, a gente vai sair desse planeta. Ou vai ficar enterrado, ou vai subir pelas alturas e buscar outra transcendência”, refletiu.

Química brasileira cria caneta capaz de detectar câncer em 10 segundos; testes no Brasil
Rodrigo Pantera é contratado pela Shopee como embaixador digital: “estou muito feliz”
21 anos de casado: marido faz surpresa para mulher: “será que ela vai gostar”; assista
Brasileiro que salvou crianças de ataque na Irlanda vai ter história contada no cinema
Cop 30: ator brasileiro será curador do programa Disruptivos Culturais para Artes Cênicas
Google fecha maior acordo para reflorestamento da floresta Amazônia com startup brasileira
AC/DC vai fazer mais 2 shows no Brasil, após ingressos esgotarem; preço salgado
Cachorrinho de abrigo arrasta tutor para adotar também a irmã dele, idosa; vídeo
“Menino da bolha”: terapia para bebês com a doença tem 95% de eficácia, 10 anos depois
Juliana Paes confirma 2ª. temporada de Os Donos do Jogo, top 4 global da NetFlix
Tornado no Paraná: voluntários fazem corrente humana descarregar medicamentos; vídeo