Última Superlua do ano é nesta quinta; veja melhor horário

Quem olhar para o céu na noite desta quinta-feira (04) poderá acompanhar o auge da última superlua de 2025. O fenômeno acontece quando a Lua cheia coincide com o momento em que o satélite está mais próximo da Terra. Nessa condição, a Lua parece maior e mais brilhante do que o habitual, chamando atenção até de quem não costuma observar o céu.
Nesta edição, a Lua estará aproximadamente 27,3 mil quilômetros mais perto do planeta, o que aumenta ainda mais o impacto visual. Especialistas explicam que o termo “superlua” é usado quando a fase cheia ou nova acontece a uma distância de até 360 mil quilômetros da Terra, embora haja diferentes critérios entre pesquisadores.
A observação fica ainda mais especial quando o satélite surge no horizonte. Por isso, a recomendação é buscar locais abertos, com boa visibilidade e longe de luzes intensas. A experiência, porém, dependerá das condições do tempo em cada região.
O que é a superlua
A superlua acontece quando a Lua cheia coincide com o perigeu, ponto em que o satélite está mais próximo da Terra. Por causa disso, a aparência fica até 10% maior e mais luminosa.
Alguns astrônomos preferem definir o termo como qualquer fase cheia ou nova que ocorra em até 360 mil quilômetros de distância do planeta. Outros consideram o intervalo de tempo entre a fase lunar e o perigeu como fator determinante.
De forma prática, o fenômeno ficou conhecido ao redor do mundo e hoje é usado também para aproximar a astronomia do público geral.
Leia mais notícia boa:
- Dezembro terá 2 chuvas de estrelas cadentes e Superlua; veja
- Astronautas da NASA voltam à Lua após 50 anos; ‘vai ser incrível’
- Novas cores nunca vistas antes são capturadas na Galáxia pelo telescópio ESO; vídeo
Melhores horários para observar
A orientação é olhar para o horizonte leste logo após o pôr do sol. Esse momento costuma oferecer os efeitos visuais mais marcantes, especialmente quando a Lua surge grande e amarelada.
Os horários variam conforme cada cidade. Em São Paulo, o nascer da Lua deve acontecer por volta das 18h43. No Rio de Janeiro, a previsão é de 18h27.
O auge da superlua será às 20h13, no horário de Brasília.
O que esperar para 2026
O ano de 2026 terá três superluas registradas. A primeira logo no início, em 3 de janeiro. Depois, haverá uma pausa até novembro, quando o fenômeno volta a acontecer no dia 24.
A última superlua do próximo ano está prevista para 24 de dezembro, fechando o ciclo com mais um belo espetáculo no céu.

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
NetFlix confirma: Caramelo bateu recorde histórico no top 10 global
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
Robert Plant no Brasil: começa venda de ingressos da turnê do vocalista do Led Zeppelin
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal