Só Notícia Boa
Comercial

Acupuntura: veterinários aliviam dores crônicas de elefantes resgatados de maus-tratos

Rinaldo de Oliveira
03 / 02 / 2026 às 13 : 22
O bebê Bani o primeiro dos elefantes com dores crônicas que receberam tratamento de acupuntura na Índia. - Foto © Wildlife SOS
O bebê Bani o primeiro dos elefantes com dores crônicas que receberam tratamento de acupuntura na Índia. - Foto © Wildlife SOS

Um trabalho lindo e cheio de compaixão. Veterinários estão usando a acupuntura para aliviar elefantes com dores crônicas, danos nos nervos e com problemas de mobilidade, que foram resgatados de cativeiros após anos de trabalho árduo e maus-tratos.

O belo trabalho está sendo feito pela Wildlife SOS, a maior organização de resgate de animais selvagens da Índia. Uma equipe veterinária foi treinada em medicina alternativa para aplicar a técnica milenar chinesa nos animais, em conjunto com a medicina veterinária convencional. E tem dado certo.

“Assim que nossa equipe adquiriu experiência nos princípios da acupuntura, começamos a aplicá-la em nosso Campus Hospital de Elefantes, obtendo melhorias notáveis ​​em vários elefantes.”. O primeiro recuperado foi Bani (foto acima), um filhote órfão que ficou paralisado após um trágico acidente. Vários outros tratados também melhoraram. Veja abaixo.

Comercial

O que é acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que há 2 mil anos usa agulhas finas em pontos específicos do corpo (meridianos) para estimular terminações nervosas.

Isso ativa o cérebro, que libera no corpo substâncias analgésicas e hormônios.

Juntos, eles aliviam dores e tratam doenças físicas e mentais, como ansiedade, depressão, dores crônicas e problemas gástricos, agindo por um mecanismo neuro-humoral para restaurar o equilíbrio energético do corpo.

Leia mais notícia boa

Outros que melhoraram da dor artrite

Muitos elefantes resgatados da exploração, especialmente aqueles usados ​​no comércio de mendicância, sofrem de graves problemas nas articulações e nos pés, como osteoartrite e rigidez articular. Essas condições são frequentemente resultado de ficarem em pé forçados em superfícies duras ou caminharem longas distâncias em terrenos não naturais.

Holly e Zara, duas dessas paquidermes, sofrem de artrite crônica e dores intensas nas patas traseiras, o que dificulta a locomoção. Para aliviar o desconforto delas, nossa equipe aplicou eletroacupuntura (foto acima) e agulhamento seco.

Para Holly, cujo joelho (articulação do joelho) foi lesionado em uma queda, os veterinários também usaram um método chamado “círculo do dragão”, no qual agulhas são colocadas em um padrão circular ao redor da articulação. Essa técnica melhora o fluxo sanguíneo, reduz a inflamação e estimula a cicatrização.

Cólicas e problemas digestivos em Raju e Taj

Raju e Taj foram resgatados do cativeiro com problemas digestivos crônicos. Dietas inadequadas, práticas de alimentação não naturais e movimentação limitada podem resultar em condições como cólicas e constipação, que persistem mesmo após a reabilitação.

Raju sofria de cólicas recorrentes, enquanto Taj frequentemente apresentava constipação. Para auxiliar na recuperação deles, os veterinários inseriram agulhas finas de acupuntura em pontos relacionados à digestão por cerca de 20 minutos.

Eles também usaram a moxabustão com artemísia queimada para aquecer os meridianos próximos à pele em pontos específicos. A abordagem integrativa estimulou a circulação e promoveu o funcionamento intestinal e a saúde do intestino, o que ajudou a melhorar a função digestiva.

Vayu tinha edema

Vayu, outro elefante que chegou ao centro Wildlife SOS, apresentava edema ventral (acúmulo anormal de líquido sob a pele) nas regiões perineal e abdominal.

A equipe tratou pontos ao longo de sua barriga e peito com moxabustão e acupuntura para melhorar a circulação e ajudar a reduzir o edema.

“A acupuntura tornou-se uma terapia valiosa que funciona bem em conjunto com a medicina veterinária moderna de maneiras antes consideradas impossíveis”, escreveu o grupo . “Sua integração trouxe melhorias significativas.”

Como tudo começou

Fundada há 30 anos, a Wildlife SOS administra atualmente 12 centros de resgate e reabilitação em todo o país, incluindo o Centro de Conservação e Cuidado de Elefantes em Mathura, onde os veterinários foram apresentados pela primeira à acupuntura para ajudar o Bani.

Determinada a restaurar sua capacidade de andar, a equipe começou a explorar métodos alternativos de cura foi à Tailândia ver a antiga arte da acupuntura.

Lá, eles conheceram o Dr. Porrakote Rungsri, especialista em acupuntura veterinária da Universidade de Chiang Mai, e o Dr. Huisheng Xie, fundador da Universidade Chi de Medicina Tradicional Chinesa nos EUA.

Sob a orientação dele, os veterinários de Bani aprenderam os fundamentos da acupuntura e como essa prática ancestral poderia ser adaptada para tratar diversas condições em nossos elefantes residentes.

Vítimas de maus-tratos

“Muitos elefantes resgatados pela Wildlife SOS têm as vias da dor sobrecarregadas por anos de abuso, má nutrição e lesões não tratadas, o que torna a dor crônica um grande desafio para o tratamento”, afirma Natasha Ashok, da organização .

Ela comemora que a acupuntura se mostrou eficaz no alívio da dor, na melhora de problemas digestivos (como cólicas e constipação) e na redução da inflamação nos elefantes.

Desde a melhora dos movimentos da pequena Bani, após a paralisia, até o alívio de condições debilitantes como Holly, Zara, Raju, Taj e Vayu, essas histórias de sucesso confirmam o poder da combinação adequada de abordagens holísticas com tratamentos baseados na ciência.

Holly recebe acupuntura para elefantes na Índia – Foto © Wildlife SOS
Holly recebe acupuntura para elefantes na Índia – Foto © Wildlife SOS
O bebê elefante Bani recebendo tratamento de medicina alternativa – Foto © Wildlife SOS
O bebê elefante Bani recebendo tratamento de medicina alternativa – Foto © Wildlife SOS
A oficina de acupuntura em elefantes em 2025 – Foto © Wildlife SOS
A oficina de acupuntura em elefantes em 2025 – Foto © Wildlife SOS
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial
Acupuntura: veterinários aliviam dores crônicas de elefantes resgatados de maus-tratos | Só Notícia Boa