Adolescente de 13 anos nada 4 horas em alto-mar e salva família à deriva; herói

Um verdadeiro herói sem capa. Para salvar a família, à deriva em alto-mar, esse adolescente de 13 anos nada 4 horas seguidas em busca de socorro. O caso aconteceu na Austrália e o melhor: Austin Appelbee conseguiu.
Ele, a mãe, Joanne, de 47 anos, e os dois irmãos mais novos, Beau, de 12, e Grace, de 8, são de Perth. Eles estavam de férias em Quindalupe e saíram na hora do almoço para se divertir na água com caiaques e pranchas de stand-up paddle alugados no hotel. Mas o clima mudou de repente e eles foram levados para longe pelas ondas fortes e o vento.
Foi aí que a mãe tomou a difícil decisão de pedir ao Austin que nadasse até a praia para pedir socorro.
4 horas nadando
E o menino tomou a missão para ele. Ele nadou durante quatro horas seguidas e nem sabe como conseguiu.
“As ondas eram enormes e eu não estava usando colete salva-vidas. Eu só conseguia pensar ‘continue a nadar, continue a nadar. E então finalmente cheguei à praia, bati no fundo e desmaiei”, disse em entrevista à imprensa local.
O garoto chegou à costa quando escurecia, disseram as autoridades.
Leia mais notícia sobre heróis sem capa
- Heroína que defendeu gatinho chutado por agressor adota o felino e grava novo vídeo
- Resgates de animais inusitados em 2025; voluntários são heróis sem capa
- Bebê prematuro deixa hospital após 8 meses vestido de super-herói
Como foram encontrados
Por volta das 20h30, a mãe e os irmãos do Aistin foram encontrados por um helicóptero de busca.
A família passou quase nove horas na água gelada e resistiu até o último minuto.
A polícia elogiou a atitude do adolescente: “As ações do menino de 13 anos são extremamente admiráveis, sua determinação e coragem acabaram salvando a vida de sua mãe e irmãos”, disse o inspetor de polícia James Bradley.
A decisão difícil da mãe
Joanne contou em entrevista, nesta terça, 3, sobre a decisão difícil que precisou tomar naquela hora: se ia pedir ajuda e deixava os filhos para trás ou se enviava o Austin.
“Uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar foi dizer ao Austin: ‘Tente chegar à costa e pedir ajuda. Isto pode ficar muito sério muito rapidamente’. Mantivemos o otimismo, cantamos, brincamos e encaramos tudo como uma brincadeira até o sol começar a se pôr, quando o mar ficou muito agitado. Ondas enormes… Eu tenho três filhos. Os três sobreviveram. Isso era tudo o que importava”, agradeceu a mãe.
Felizmente tudo acabou bem e o Austin agora é tratado como herói na cidade, merecidamente.

Conheça a única brasileira na lista TIME100 Filantropia 2026
Bombeiros resgatam cachorrinha que ficou 3 dias presa entre rochas; vídeo
Jovem mostra como é a paz no vagão para mulheres no Metrô do Rio e vídeo viraliza
Motoboy se emociona ao ganhar marmita do dono de restaurante: gentileza
Vini Jr. abre escritório de advocacia para defender vítimas de racismo no Brasil; veja como será
Adolescentes heróis salvam idoso com ataque cardíaco na estrada: pneu furado
Veja a MP lançada para segurar preço da gasolina; já está valendo
Paulinho da Costa recebe estrela na Calçada da Fama com bandeira do Brasil: capa da Rolling Stone
Sobe para 200 milhões prêmio da Mega-Sena 30 anos; veja quando será o sorteio
Jovem que nasceu prematura hoje trabalha no hospital que salvou a vida dela