Só Notícia Boa
Comercial

Vai ter roda de capoeira com jazz em Nova Iorque: casamento feito por brasileiros

Rinaldo de Oliveira
22 / 05 / 2026 às 18 : 41
Os amigos brasileiros Gabriel Maia (foto) e Arthur Weiss vão apresentar a mistura da roda de capoeira com Jazz em Nova Iorque (EUA). - Fotos: reprodução/ Instagram/ @gabrielmaiamusic
Os amigos brasileiros Gabriel Maia (foto) e Arthur Weiss vão apresentar a mistura da roda de capoeira com Jazz em Nova Iorque (EUA). - Fotos: reprodução/ Instagram/ @gabrielmaiamusic

Um casamento improvável entre o jazz e a capoeira promete “abalar” Nova Iorque no segundo semestre deste ano. “Movimentos Musicais”, um EP e um videoclipe vão consagrar essa inovação feita por dois brasileiros.

A criação é do músico Gabriel Cartocci Maia, de 27 anos, e ele diz que o show está quase pronto. Materializar um projeto desses em Nova Iorque, ainda sem um lastro profissional e sendo um estrangeiro na cidade, precisava de um produtor de responsa.

“Foi aí que eu chamei um “velho” amigo, Arthur Weiss, 25, para assumir a missão comigo. Arthur já estava em NYC e tem todo o perfil empreendedor que a gente precisa, para começar esse projeto do jeito certo”, contou Gabriel Maia em entrevista ao Só Notícia Boa.

Comercial

Amigos de colégio

O interessante é que não faz muito tempo, Maia e Weiss eram dois colegas do ensino médio, mas os garotos cresceram rápido e agora, o papo é sério e profissional. “É muito legal a gente ver como caminhamos nesses últimos oito anos, e poder colocar em prática, coisas que a gente pensava em fazer, mas não tinha ideia clara do que seria”, brinca Weiss.

Gabriel se empenhou em criar um trabalho que representasse as raízes brasileiras, mas que, ao mesmo tempo fosse inovador.

Com uma visão clara e um profundo respeito pela cultura afro-brasileira, eles começaram a trabalhar na produção de um EP em composições musicais originais.

Leia mais notícia boa sobre brasileiros no exterior

O videoclipe

O projeto do videoclipe veio a seguir.

“Daí decidimos fazer um crowdfunding para custear os cerca de US$ 8.000 desse trabalho. O incrível é que logo após quase dois meses, a gente já arrecadou mais de 90% desse dinheiro”, celebra Arthur Weiss.

As quatro obras originais do EP são:

Formas : Um diálogo com a Capoeira Angola, a peça explora a sintonia entre luta e dança, destacando a dinâmica do jogo de Capoeira através de linhas melódicas e improvisações que refletem a colaboração e a escuta entre os capoeiristas.
Ginga : Baseada no movimento fundamental da Capoeira, a música se constrói a partir de um tema central que representa a Ginga, reafirmando sua importância como fundamento expressivo e estrutural da composição.
Folha Seca : Esta composição investiga a tradição oral da Capoeira, traduzindo o ritmo das palavras em material sonoro. A música flui a partir da fala, unindo gesto musical e a forma como o ritmo é vivido na Capoeira.
Por um Triz : A composição aborda o conceito de “quase”, sugerindo uma nota central que nunca é tocada, explorando a ideia de que o “quase” é, em si, o verdadeiro alvo.

Diálogo cultural

O EP e o videoclipe “Movimentos Musicais” prometem enriquecer o diálogo cultural, promovendo a reflexão sobre a intersecção entre as tradições afro-brasileiras e as expressões artísticas contemporâneas.

Para participar do crowdfunding dos brasileiros em NY, acesse o link aqui.

Arthur e Gabriel, os amigos brasileiros que vão fazer o casamento da roda de capoeira com jazz em NY. - Fotos: divulgação
Arthur e Gabriel, os amigos brasileiros que vão fazer o casamento da roda de capoeira com jazz em NY. – Fotos: divulgação

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Gabriel Maia (@gabrielmaiamusic)

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial
Vai ter roda de capoeira com jazz em Nova Iorque: casamento feito por brasileiros | Só Notícia Boa