Novo tratamento contra câncer no sangue é aprovado na Europa e pode ser feito em casa

Um novo tratamento contra câncer no sangue acaba de trazer esperança para milhares de pacientes na Europa. A farmacêutica francesa Sanofi anunciou que recebeu aprovação da Comissão Europeia para uma versão mais prática do medicamento Sarclisa, usado no combate ao mieloma múltiplo.
A grande novidade é que o remédio poderá ser aplicado por meio de uma injeção rápida sob a pele, sem necessidade de longas sessões intravenosas em hospitais. Com isso, muitos pacientes poderão fazer o tratamento até mesmo em casa.
A terapia já foi prescrita para 70 mil pessoas em quase 60 países. Segundo especialistas, a mudança representa mais conforto, flexibilidade e qualidade de vida para quem enfrenta a doença — além de ajudar a reduzir a pressão sobre hospitais e clínicas.
Já era usado
O Sarclisa já era utilizado no tratamento do mieloma múltiplo, um tipo de câncer que afeta células da medula óssea. Mas, até agora, o medicamento precisava ser administrado por infusão intravenosa, um processo mais demorado e que exige estrutura hospitalar, informou a AFP.
Com a nova aprovação da União Europeia, a aplicação passa a ser feita com um injetor portátil ou por uma injeção manual, tornando tudo mais simples e rápido.
A Sanofi informou que esta é a primeira terapia contra o câncer aprovada na União Europeia com esse modelo de aplicação mais flexível para pacientes com mieloma múltiplo.
Leia mais notícia boa sobre saúde
- Lilly anuncia nova injeção em dose única que baixa colesterol em 66%; desliga o gene
- Médicos aplaudem de pé novo remédio contra câncer de pâncreas: dobra sobrevida e reduz mortes em 60%
- Fiocruz vai produzir remédio de alto custo contra esclerose múltipla para SUS
O que dizem os médicos
Para médicos e pesquisadores, o avanço pode transformar a rotina de muitas famílias.
“Com esta nova ação aprovada, temos a oportunidade de reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde e, ao mesmo tempo, oferecer mais flexibilidade e comodidade nos cuidados do paciente”, afirmou Mohamad Mohty, professor de hematologia da Sorbonne.
O tratamento já está sendo analisado também por autoridades regulatórias de outros países, incluindo Estados Unidos, Japão e China.
Falta a FDA aprovar
Nos Estados Unidos, a FDA, a Anvisa norte-americana, adiou a decisão sobre o medicamento por três meses.
Segundo a Sanofi, o resultado deve ser anunciado até o fim de julho.
Enquanto isso, a aprovação europeia já é comemorada como um passo importante para tornar o tratamento do câncer menos doloroso, mais humano e mais acessível para os pacientes.
E cada avanço assim representa mais esperança para quem luta diariamente pela cura da doença

Chuva de meteoros será visível no Brasil informa a NASA: até 20 por hora
Aos 83 anos, Mick Jagger mantém energia impressionante e quer voltar aos palcos; rotina de treinos
Celine Dion volta em 1º show completo após 6 anos e chora: “Eu prometi voltar”; vídeo
Menino que surpreendeu professora cantando Whitney Houston é artista da Broadway; vídeo
Lady Gaga se torna mãe pela primeira vez aos 40 anos e fotos com o filho bebê surpreendem fãs
Michael J. Fox ganha prêmio por acelerar pesquisas do Parkinson: “chegando perto” da cura
1ª fábrica de carro voador do Brasil avança em SP para produzir 480 aeronaves por ano
Família atravessa 700 km e faz surpresa para tia conhecer a sobrinha caçula; vídeo
Homem compra todas as pipocas de ambulante em jogo de futebol e distribui para torcida; vídeo
Alison Piu é campeão mundial dos 400m com barreiras e mantém temporada invicta
Motoboy para e ajuda pessoa com deficiência visual a atravessar rua em Joinville: flagrante de gentileza