Menino brasileiro ganha ouro em olimpíada internacional de matemática e leva prêmio especial; veja

Esse menino brasileiro ganhou ouro em uma olimpíada internacional de matemática e ainda voltou para casa com um prêmio especial. O Pedro de Oliveira Farias, aluno do 5º ano de uma escola de Goiânia (GO), conquistou a segunda maior nota da Copernicus Mathematics Olympiad, na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, e recebeu de presente os óculos de realidade virtual Meta Quest, da organização da competição.
Outro vencedor foi o Bernardo Martini Mendes, de 11 anos, conquistou a medalha de bronze, reforçando o bom desempenho da delegação brasileira no torneio. O reconhecimento foi dado apenas a três estudantes com as maiores pontuações da olimpíada, além da medalha de ouro conquistada por eles.
A vitória ficou ainda mais especial porque, mês antes da viagem, o Pedro nem sabia se conseguiria participar da etapa mundial por falta de dinheiro para custear as passagens e a hospedagem.
Como viajou
A família precisou correr contra o tempo para reunir os recursos necessários.
Com a ajuda da escola e de uma mobilização entre familiares, o estudante conseguiu embarcar para representar o Brasil na competição.
O esforço valeu a pena. Pedro voltou com mais uma medalha internacional e um prêmio reservado aos maiores destaques da olimpíada.
Leia mais notícia boa sobre Educação
- Jovem quilombola se forma em Nutrição ao som de Racionais MCs e emociona a turma; vídeo
- Primeira promotora trans do Brasil toma posse e faz história no Amazonas: vídeo
- Médica brasileira conquista bolsas em 4 universidades dos EUA e escolhe Harvard
Mais de 70 medalhas
Mesmo com apenas 10 anos, Pedro já coleciona uma trajetória impressionante nas olimpíadas do conhecimento.
Ao todo, ele soma mais de 70 medalhas, sendo 33 conquistadas somente em 2026.
O ouro na Copernicus Mathematics Olympiad representa a décima medalha internacional da carreira do estudante.
Embaixador da educação
Além das conquistas nas competições, Pedro também atua como embaixador olímpico do clube de enriquecimento curricular Amplexo Educação.
Agora, ele acrescenta ao currículo mais uma medalha de ouro e um reconhecimento reservado aos alunos que obtiveram as maiores notas da olimpíada internacional.
Vai longe esse menino!
View this post on Instagram

Cachorro resgatado e adotado volta ao petshop onde cuidaram dele e faz a maior festa; vídeo
Sai ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo: 2 são brasileiros
Restaurante leva berço para bebê dormir ao lado dos pais e atitude é aplaudida nas redes; vídeo
Enem 2026: provas começam neste fim de semana; veja dicas para se sair bem
Caneta emagrecedora ganha versão em pílulas: Anvisa aprova primeiro GLP-1 oral para obesidade
Brasil ainda terá 2 feriados prolongados em 2026; os dois caem numa sexta-feira
Homem com sangue ultrarraro faz 545 doações e percorre 85 bancos de sangue para salvar vidas
Alunas de escola pública criam colar inteligente que envia pedido de socorro para proteger mulheres
Wagner Moura e Lázaro Ramos se unem para divulgar filme brasileiro Feito Pipa ao Oscar 2027
Cães terapeutas visitam pacientes em hospital e levam carinho e esperança
Professora de 96 anos lança primeiro livro com mais de 100 poemas escritos à mão, no RS