“Feito Pipa” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2027 e Lázaro Ramos comemora; vídeo

É oficial: “Feito Pipa” foi escolhido nesta quarta-feira (16) pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2027, na categoria de Melhor Filme Internacional.
Dirigido pelo cearense Allan Deberton e filmado em Quixadá, no sertão do Ceará, o longa traz no elenco Yuri Gomes, Teca Pereira e Lázaro Ramos, que postou um vídeo nas redes para comemorar. Assista abaixo.
A produção já passou por festivais internacionais e foi uma das grandes vencedoras do Festival de Cinema de Gramado deste ano. A escolha não significa que “Feito Pipa” já esteja indicado ao Oscar. O filme é o representante oficial do Brasil e agora entra no processo de seleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que definirá posteriormente os finalistas e, depois, os indicados.
A história do Gugu
No centro da história já mostrada aqui no Só Notícia Boa está Gugu, interpretado por Yuri Gomes, um menino de 11 anos que vive com a avó Dilma, papel de Teca Pereira, no sertão cearense. Gugu gosta de futebol, mas também adora dançar, se pintar e se expressar livremente. Ao lado da avó, uma professora aposentada que está desenvolvendo Alzheimer, ele cresceu com liberdade para ser do jeito que é.
A relação dos dois começa a ser ameaçada quando Dilma passa a apresentar sinais da doença. Com medo de ser separado da avó, Gugu tenta esconder a doença dela. O receio do menino tem motivo: caso Dilma não possa mais cuidar dele, Gugu terá que ir morar com o pai, Batista, interpretado por Lázaro Ramos, um homem homofóbico que não aceita a forma como o filho se expressa.
O reencontro e a possível convivência entre os dois colocam frente a frente o jeito livre com que Gugu foi criado pela avó e as expectativas de masculinidade impostas pelo pai. É a partir desse conflito familiar que “Feito Pipa” desenvolve a relação entre o menino, a avó e o pai, enquanto Gugu tenta lidar também com as mudanças provocadas pela doença de Dilma.
Leia mais notícia boa sobre Entretenimento
- “Feito Pipa”, com Lázaro Ramos, avança na disputa para representar Brasil no Oscar 2027; vídeo
- Namorada traduz show de Alex Warren para namorado surdo e transforma amor em inclusão; vídeo
- Brasília ganha novo shopping no Lago Sul nesta quarta: 131 lojas, cinema VIP, vegetação do Cerrado
Premiado antes da estreia nacional
“Feito Pipa” chega à disputa por uma indicação ao Oscar depois de uma trajetória de reconhecimento dentro e fora do Brasil.
O longa teve estreia internacional no Festival de Berlim de 2026, na Alemanha, onde conquistou dois prêmios. Depois, passou por festivais em outros países, entre eles México e Colômbia. No Brasil, o filme foi um dos grandes destaques do Festival de Cinema de Gramado.
A produção conquistou quatro Kikitos: Melhor Direção para Allan Deberton, Melhor Atriz para Teca Pereira, Melhor Ator Coadjuvante para Lázaro Ramos e Melhor Filme pelo Júri Popular. Yuri Gomes também recebeu uma Menção Honrosa pela atuação.
Do Ceará para a disputa do Oscar
O longa foi rodado em Quixadá e já começou a ser exibido comercialmente justamente na cidade que serviu de cenário para a história.
Antes da decisão da indicação, 15 produções brasileiras estavam habilitadas para tentar representar o país. Seis chegaram à fase final: “100 Dias”, “A Fabulosa Máquina do Tempo”, “A Natureza das Coisas Invisíveis”, “Feito Pipa”, “Nosso Segredo” e “Vicentina Pede Desculpas”.
Agora começa uma nova etapa. A Academia de Hollywood vai avaliar os filmes enviados por diversos países até chegar à lista que seguirá na disputa por Melhor Filme Internacional.
“Feito Pipa” estreia nos cinemas de todo o Brasil em 5 de novembro, com distribuição da Paris Filmes.
Veja a comemoração do ator Lázaro Ramos:
Ver esse post no Instagram
Assista ao trailer de Feito Pipa:

Cadela parece “noiva fantasma” na janela e diverte a web; vídeo
Motoboy enfrenta enxame de abelhas para salvar garota e leva 40 picadas em MG; vídeo
Mãe comemora evolução do filho de 3 anos após 6 meses de fisioterapia; vídeo
Pai volta a estudar aos 35, passa em 2º lugar em concurso e descobre pela internet; vídeo
Bebê-preguiça órfã é resgatada, alimentada na boca pela equipe e se recupera no RJ; vídeo
Brasília ganha novo shopping no Lago Sul nesta quarta: 131 lojas, cinema VIP, vegetação do Cerrado
Pescador sobe em baleia presa no mar, corta a rede e salva o animal; vídeo
Garoto japonês prova que borboletas têm memória de quando eram lagartas e passam adiante
Menino de 8 anos quebra cofrinho e compra flores para realizar sonho da irmã; vídeo
Restaurante faz pudim de leite gigante no balde, com 16 kg e 22 cm de altura em SC; vídeo
Minha Melhor Amiga bate 2 milhões de espectadores nos cinemas e atrizes comemoram; vídeo