Só Notícia Boa
 
Brasil

Artesãos que viviam nas ruas se casam em praça no centro de Fortaleza

- Por Rinaldo de Oliveira
Os artesãos se casam em uma das praças mais tradicionais de Fortaleza. A cerimônia era um sonho antigo dos noivos. Foto: Lucas Falconery

Um sonho antigo dos artesãos Janete Silva, de 35 anos, e Francisco Carlos, de 40 anos, se realizou na última quinta-feira (30). Eles se casaram em plena Praça do Ferreira, uma das mais tradicionais de Fortaleza, no Ceará.

A escolha do local não foi por acaso. O casal vivia em situação de rua na capital e foi nesta praça que a vida deles começou a mudar. Para a noiva, não haveria lugar mais apropriado e significativo para o casamento.

O casal está junto há 12 anos, e se conheceu em um projeto que ajuda a população em situação de rua na capital. Para a realização do casamento, os noivos tiveram o apoio de um grupo de voluntários, que conseguiu bolo, terno, vestido de noiva e tudo o que eles mereciam! O altar, inclusive, foi enfeitado com artes produzidas por Janete e Francisco.

Sonho antigo

O casamento já era um sonho antigo de Janete e Francisco, mas infelizmente as condições financeiras não permitiam a realização.

Os amigos formados na praça e um projeto social em Fortaleza então trataram de tornar esse sonho do casal em realidade. E do jeitinho deles!

O engenheiro civil Carlos Eduardo Renzi, de 31 anos, é um desses anjos da Janete e do Francisco. Membro do grupo Amigos da Rua Fortaleza, ele dedicou duas semanas inteiras no último mês para tornar que o casamento dos artesãos saísse perfeito!

“Tem vários grupos que ajudaram a organizar, porque o Carlos e a Janete são figuras icônicas da Praça. Eles ajudam muito com as filas, conhecem todo mundo”, conta Carlos.

A cerimônia foi celebrada por um padre e contou com a participação de amigos do casal, que lotaram a Praça do Ferreira. A festa, também na praça, foi organizada por meio de doações.

Nova vida

Janete e Francisco se conheceram no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) do Bairro Benfica, na capital.

O espaço é referência para que qualquer pessoa em situação de rua possa procurar serviços de acesso à documentação oficial, Cadastro Único para programas sociais, realizar higiene pessoal, atividades socioeducativas e artísticas, entre outros serviços.

Desde então, eles têm se esforçado muito para mudar de vida e deixar as ruas de Fortaleza.

A venda de artesanatos feitos de palha, que é uma das mais tradicionais do estado, foi crescendo. Eles passaram então a vender as peças na Praça do Ferreira e, com o dinheiro conquistado, foi possível alugar uma casa e mudar de vida.

“A Janete é tudo na minha vida. Com ela, eu quis outra vida, quis mudar e vencer. É o meu amor e o presente de Deus para mim”, resume Francisco Carlos.

“Eu vivia em situação de rua, quando a gente se conheceu, e Deus honrou a gente com o dom do artesanato da palha e o aluguel social. Hoje Ele também está nos privilegiando com esse dia que eu estava ansiosíssima”, conta a noiva emocionada.

Veja fotos do casamento da Janete e do Francisco!

Olha a felicidade da Janete! Foto: Lucas Falconery

Foto: Lucas Falconery

Foto: Lucas Falconery

Com informações de Diário do Nordeste

Sair do modo AMP