Cão fica com dona na ambulância e hospital durante atendimento médico

Companheiro fiel, um cãozinho caramelo ficou com a dona na ambulância e no hospital. Ele não saiu de perto da tutora em nenhum instante durante o atendimento emergencial, feito por socorristas do Samu, em Morro da Fumaça, interior de Santa Catarina.
Os socorristas foram chamados para atender uma mulher, que passava por um surto emocional e precisava de atendimento. Durante o primeiro contato, eles contam que o animal não deixava que ninguém se aproximasse dela, protegendo-a. A senhora precisou caminhar de casa até a ambulância para que o primeiro atendimento fosse realizado.
“O animal viu e o instinto de proteção falou mais alto. Falamos ‘teu cachorrinho está querendo morder a gente. Não precisa ficar na maca”, contou o técnico de enfermagem Clênio Borges.
Acompanhante
Clênio também contou que o cão foi com a tutora até a ambulância e entrou no carro para acompanhá-la até o hospital São Roque, no centro da cidade.
Inicialmente eles não queriam deixar o animal dentro do veículo, mas a tutora insistiu.
“Não queríamos levar o animal por uma questão de higiene. Mas ela disse que só iria se o mascote fosse junto. Já era tarde, estava chovendo. Resolvemos abrir uma exceção à regra”, relatou o técnico de enfermagem.
Segundo ele, após se aproximar da dona na ambulância, o cão ficou tranquilo ao lado do pé da mulher. “Quando a gente chegou ao hospital, ele queria entrar para a recepção. O hospital foi mais rígido e não deixou ele entrar. Ele ficou na porta esperando”, contou.
O mais inusitado é que os socorristas retornaram ao hospital, aproximadamente uma hora e meia depois, para deixar outro paciente e observaram que o cão ainda estava na porta do hospital, esperando a tutora receber alta.
“Quando a gente chegou lá, ela [dona do cachorro] estava de alta. Tinham chamado o marido dela pra levá-la pra casa. Quando ele abriu a porta do carro, o cão reconheceu o também dono, entrou no carro e foram embora”, disse Clênio.
A secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe elogiou o trabalho dos socorristas. “Demos os parabéns à equipe pelo atendimento humanizado, porque é preciso trabalhar com esses olhos. A mulher se sentiu segura para receber atendimento, era o que tinha que se fazer no momento”.
O município destacou que as ambulâncias passam por ampla higienização ao final de cada atendimento.
Com informações de ND+

Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Piloto se torna a primeira comandante brasileira do maior avião do mundo
Mulher que salvou brasileira de estupro em trem será condecorada em Paris
Mulheres de 50 a 80 anos dançam balé e mostram que idade é só um número; vídeo