Cão fica com dona na ambulância e hospital durante atendimento médico

Companheiro fiel, um cãozinho caramelo ficou com a dona na ambulância e no hospital. Ele não saiu de perto da tutora em nenhum instante durante o atendimento emergencial, feito por socorristas do Samu, em Morro da Fumaça, interior de Santa Catarina.
Os socorristas foram chamados para atender uma mulher, que passava por um surto emocional e precisava de atendimento. Durante o primeiro contato, eles contam que o animal não deixava que ninguém se aproximasse dela, protegendo-a. A senhora precisou caminhar de casa até a ambulância para que o primeiro atendimento fosse realizado.
“O animal viu e o instinto de proteção falou mais alto. Falamos ‘teu cachorrinho está querendo morder a gente. Não precisa ficar na maca”, contou o técnico de enfermagem Clênio Borges.
Acompanhante
Clênio também contou que o cão foi com a tutora até a ambulância e entrou no carro para acompanhá-la até o hospital São Roque, no centro da cidade.
Inicialmente eles não queriam deixar o animal dentro do veículo, mas a tutora insistiu.
“Não queríamos levar o animal por uma questão de higiene. Mas ela disse que só iria se o mascote fosse junto. Já era tarde, estava chovendo. Resolvemos abrir uma exceção à regra”, relatou o técnico de enfermagem.
Segundo ele, após se aproximar da dona na ambulância, o cão ficou tranquilo ao lado do pé da mulher. “Quando a gente chegou ao hospital, ele queria entrar para a recepção. O hospital foi mais rígido e não deixou ele entrar. Ele ficou na porta esperando”, contou.
O mais inusitado é que os socorristas retornaram ao hospital, aproximadamente uma hora e meia depois, para deixar outro paciente e observaram que o cão ainda estava na porta do hospital, esperando a tutora receber alta.
“Quando a gente chegou lá, ela [dona do cachorro] estava de alta. Tinham chamado o marido dela pra levá-la pra casa. Quando ele abriu a porta do carro, o cão reconheceu o também dono, entrou no carro e foram embora”, disse Clênio.
A secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe elogiou o trabalho dos socorristas. “Demos os parabéns à equipe pelo atendimento humanizado, porque é preciso trabalhar com esses olhos. A mulher se sentiu segura para receber atendimento, era o que tinha que se fazer no momento”.
O município destacou que as ambulâncias passam por ampla higienização ao final de cada atendimento.
Com informações de ND+

Carnaval do bem: bloCão transforma fantasia em ajuda para cães resgatados
Brasileira é a primeira mulher a assumir orquestra na Alemanha em 130 anos de história
Bruninho Samúdio assina 1º contrato profissional com o Botafogo aos 16 anos
73% dos brasileiros aprovam o fim da escala de trabalho 6×1; revela nova pesquisa
Menino que vende cremosinho mostra com orgulho material escolar que comprou; vídeo
Como educador salvou jovem chilena de choque elétrico na rua, em Copacabana, no Rio; vídeo
Mais um paciente tetraplégico mexe os braços e dedo do pé, após receber a polilaminina; vídeo
Cientistas descobrem chave para “acordar” sistema imunológico contra o câncer
Barbeiro herói salva duas crianças que estavam em carro desgovernado: “usado por Deus”; vídeo
Gentileza: motociclista para e ajuda idosa a atravessar avenida no meio da chuva; vídeo
Pai dá abraço nos filhos após carro em que estavam cair no barranco: é a vida que vale: vídeo
Lei reconhece vínculo afetivo com pets e permite sepultamento junto do tutor