Aluno brasileiro vence desafio internacional da Apple

O aluno João Carlos Magalhães, venceu o Swift Student Challenge, um desafio mundial da Apple que premia os melhores aplicativos desenvolvidos por estudantes.
O estudante, que faz o Ensino Médio, criou o Wild Time, voltado para o público infanto-juvenil. Ele orienta sobre a preservação da Floresta Amazônica.
Para João Carlos, o reconhecimento é a realização de um sonho e ele espera que possa inspirar outros futuros jovens desenvolvedores.
Apaixonado por tecnologia
João Carlos conta que desde criança é apaixonado por tecnologia. Com o incentivo de professores, o jovem ingressou no Talento Metrópole em 2019, para desenvolver o conhecimento na área.
O programa oferece orientação educacional e formação complementar a jovens com superdotação, altas habilidades, ampliando as competências e incentivando a criatividade nos domínios da Tecnologia da Informação (TI).
E foi no programa que João começou a se aventurar na criação de aplicativos.
Hoje, João é integrante do programa Talento Metrópole, programa do Instituto Metrópole Digital, da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A psicóloga do projeto, Juliana Reis, conta que João Carlos sempre demonstrou interesse e envolvimento na área de desenvolvimento.
Talento desde cedo
Juliana lembra que, durante a pandemia, o estudante chegou a criar um minicurso de IOS aos demais alunos do Talento.
A premiação do João, neste desafio da Apple, é a indicação de que estão no caminho certo.
“A premiação endossa a nossa perspectiva de considerar os interesses do aluno, a temática em que ele demonstra paixão. No caso de João, foi exatamente assim, ele apresentou grande envolvimento na área de desenvolvimento IOS, demonstrando, inclusive, facilidade para aprender sozinho. Além disso, é um aluno com alta capacidade de iniciativa e motivação”, afirma Juliana Reis.
Sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico
Com o Wild Time, João Carlos pretende ajudar jovens a entender mais sobre sustentabilidade. Além disso, ele quer motivar outras pessoas que também gostam de tecnologia a desenvolverem ferramentas para o dia a dia.
O app do João é constituído de quadros de atividades interativas, com vários efeitos visuais e sonoros, visando motivar os pequenos com reforços positivos ao fim de cada tarefa.
“Espero fazer mais jovens se interessarem pelo mundo das tecnologias. Compartilho o meu conhecimento e empolgação por tecnologia e design nas minhas redes sociais e desejo continuar contribuindo para a comunidade desenvolvedora”, finalizou
Com informações de Saiba Mais

Mulheres de 50 a 80 anos dançam balé e mostram que idade é só um número; vídeo
Idosa que comprou piano com 84 anos, toca aos 92 e impressiona professor; vídeo
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Bairro da Liberdade (SP) é eleito um dos melhores destinos turísticos do mundo
Nova regra: Sisu 2026 aceitará notas do Enem dos três últimos anos; entenda
Jovem brasileiro acorda do coma paraplégico, passa em Medicina e começa nova vida
Brasileiro João Fonseca é campeão do ATP 500 da Basileia e não contém as lágrimas
Idoso de 95 anos cria fã-clube de Taylor Swift em casa de repouso
Homens se unem para resgatar três baleias encalhadas em praia; vídeo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Idosa de 98 anos dirige até hoje e diz que não vai parar antes dos 101; vídeo