Os poderes da romã: previne contra câncer, osteoporose, acne e envelhecimento

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Os poderes da romã: previne contra câncer, osteoporose, acne e envelhecimento
roma

 

Nesta época de folia de Ries, muita gente costuma fazer simpatias como se vestir branco, comer romã e colocar os caroços 
dentro da carteira. Mas por porque comer Romã? Dizem que a fruta traz sorte e muita prosperidade. Mas também ajuda muito na saúde: previne contra o câncer, envelhecimento, osteoporose, menopausa, combate as acnes, clareia a pele e tem poder antibiótico. Veja:

  1. Romã Possui antocianidina, cianidinas, fitosestrógenos da isoflavona e 40% de ácido elágico. Ingerida na forma de suco ou chá, age na prevenção de doenças como o câncer. O ácido elágico auxilia na redução do tumor, induz as células cancerígenas a apoptose (morte celular) e evita o aparecimento de células cancerosas. 
  2. Tem potente ação antioxidante que protege a membrana e o DNA dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoc.
  3. Tem ação antimicrobiana, que auxilia no combate à acne, e atua também como clareadora da pele. Seu ácido elágico oferece resistência à proliferação de melanócitos causados pela radiação solar, que evitam a ação dos raios solares sobre a pele.
  4. Contém ainda propriedades estrogênicas que ajudam na prevenção da osteoporose e da menopausa.

Vale lembrar que a parte rica em nutrientes é a casca, constituída pelas vitaminas B1, B2, sais minerais, taninos, antocianinas e ácidos elágico. Estudos também revelam que o chá da casca da fruta tem um grande poder antibiótico. 
A romã é uma fruta nativa da Pérsia e cultivada no Irã desde 2000 A.C. Foi levada pelos fenícios para as regiões próximas ao Mar Mediterrâneo onde se difundiu para as Américas, e chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses.