Caldos ajudam a emagrecer, aquecer e desestressar

Para queimar gordura
Sopas para perder peso não precisam se resumir a uma água temperada. “Ela pode até substituir uma refeição desde que tenha legumes como fonte de carboidrato, proteínas magras e alimentos ricos em vitaminas, minerais antioxidantes e fibras”, explica a nutricionista Anna Castilho, de São Paulo. A vantagem de tomar sopa para perder peso é que ela sacia o apetite por mais tempo sem acrescentar calorias e gordura.
Para garantir sustância e aumentar a ingestão de fibras, inclua mais verduras ou farelo de linhaça, aveia ou quinua. Outra ideia é tomar uma sopa de legumes ou de tomate antes da refeição. Assim, você não exagera nos outros pratos.
Missô com carne e batatas
1 litro de caldo de peixe (dashi)
300 g de batata-doce em cubos
1 cenoura fatiada
2 colheres (sopa) de pasta de
soja branca (missô)
300 g de carne magra
½ cebolinha fatiada
1 punhado de folhas de espinafre
Prepare o dashi conforme as instruções do pacote. Leve-o à fervura. Acrescente batata-doce e cenoura, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Corte a carne em tiras bem finas. Quando a cenoura e a batata-doce estiverem macias, misture 2 conchas do caldo e coloque em uma tigela com a pasta de missô. Amasse a pasta no molho com um garfo para eliminar caroços. Retorne a pasta de missô para a panela, junto com as folhas de espinafre, e aumente o fogo. Desligue assim que o líquido ferver. Acrescente cebolinha e as tiras de carne, misture e sirva imediatamente. Rende 2 porções.
Informação nutricional por porção: 410 calorias, 42 gramas de proteína, 28 gramas de carboidrato, 13 gramas de gordura, 6 gramas de fibra
Para acabar com o estresse e o cansaço
A maioria dos homens não come vegetais o bastante para turbinar o sistema imunológico, que fica prejudicado com o estresse. Portanto, 1 prato de sopa é uma ótima maneira de injetar legumes e verduras na alimentação sem que você se sinta como um coelho. Minestrone e sopa de cenoura e abóbora são bons exemplos. Os nutrientes que vão proteger sua imunidade dos efeitos do estresse são zinco (carne, feijão, frango e leite), vitamina C (brócolis, repolho, couve-flor, tomate e cenoura) e selênio (aspargos, alho, cogumelos). Segundo os especialistas, os legumes podem provocar um efeito alcalino no ácido hidroclórico do estômago. E esse ácido, ativado pelo estresse, agrava as úlceras estomacais.
Já baixos níveis de açúcar no sangue e desidratação são causadores de cansaço e baixa produtividade, mas uma sopa rica em proteína e carboidrato de baixo índice glicêmico (abóbora, batata-doce) consegue dar um pico de energia. Evite sopas ricas em sal, pois elas aumentam a pressão arterial, que leva à ansiedade e ao estresse. Mais: sopas são muito associadas a afeto. “Elas são realmente muito confortantes”, diz Anna Castilho. Dica: melhore seu dia com 1 porção no meio da tarde.
Sopa de galinha e legumes
2 xícaras de água
1 ½ xícara de caldo de frango
1 cenoura média fatiada
2 talos de aipo fatiados
½ couve-flor pequena picada (500 g)
350 g de peito de frango em finas fatias
2 abobrinhas grandes fatiadas
150 g de vagens de ervilha fatiadas
3 cebolinhas fatiadas
4 cogumelos fatiados
Informação nutricional por porção: 190 calorias, 28 gramas de proteína, 10 gramas de carboidrato, 4 gramas de gordura..