Caldos ajudam a emagrecer, aquecer e desestressar

Para queimar gordura
Sopas para perder peso não precisam se resumir a uma água temperada. “Ela pode até substituir uma refeição desde que tenha legumes como fonte de carboidrato, proteínas magras e alimentos ricos em vitaminas, minerais antioxidantes e fibras”, explica a nutricionista Anna Castilho, de São Paulo. A vantagem de tomar sopa para perder peso é que ela sacia o apetite por mais tempo sem acrescentar calorias e gordura.
Para garantir sustância e aumentar a ingestão de fibras, inclua mais verduras ou farelo de linhaça, aveia ou quinua. Outra ideia é tomar uma sopa de legumes ou de tomate antes da refeição. Assim, você não exagera nos outros pratos.
Missô com carne e batatas
1 litro de caldo de peixe (dashi)
300 g de batata-doce em cubos
1 cenoura fatiada
2 colheres (sopa) de pasta de
soja branca (missô)
300 g de carne magra
½ cebolinha fatiada
1 punhado de folhas de espinafre
Prepare o dashi conforme as instruções do pacote. Leve-o à fervura. Acrescente batata-doce e cenoura, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Corte a carne em tiras bem finas. Quando a cenoura e a batata-doce estiverem macias, misture 2 conchas do caldo e coloque em uma tigela com a pasta de missô. Amasse a pasta no molho com um garfo para eliminar caroços. Retorne a pasta de missô para a panela, junto com as folhas de espinafre, e aumente o fogo. Desligue assim que o líquido ferver. Acrescente cebolinha e as tiras de carne, misture e sirva imediatamente. Rende 2 porções.
Informação nutricional por porção: 410 calorias, 42 gramas de proteína, 28 gramas de carboidrato, 13 gramas de gordura, 6 gramas de fibra
Para acabar com o estresse e o cansaço
A maioria dos homens não come vegetais o bastante para turbinar o sistema imunológico, que fica prejudicado com o estresse. Portanto, 1 prato de sopa é uma ótima maneira de injetar legumes e verduras na alimentação sem que você se sinta como um coelho. Minestrone e sopa de cenoura e abóbora são bons exemplos. Os nutrientes que vão proteger sua imunidade dos efeitos do estresse são zinco (carne, feijão, frango e leite), vitamina C (brócolis, repolho, couve-flor, tomate e cenoura) e selênio (aspargos, alho, cogumelos). Segundo os especialistas, os legumes podem provocar um efeito alcalino no ácido hidroclórico do estômago. E esse ácido, ativado pelo estresse, agrava as úlceras estomacais.
Já baixos níveis de açúcar no sangue e desidratação são causadores de cansaço e baixa produtividade, mas uma sopa rica em proteína e carboidrato de baixo índice glicêmico (abóbora, batata-doce) consegue dar um pico de energia. Evite sopas ricas em sal, pois elas aumentam a pressão arterial, que leva à ansiedade e ao estresse. Mais: sopas são muito associadas a afeto. “Elas são realmente muito confortantes”, diz Anna Castilho. Dica: melhore seu dia com 1 porção no meio da tarde.
Sopa de galinha e legumes
2 xícaras de água
1 ½ xícara de caldo de frango
1 cenoura média fatiada
2 talos de aipo fatiados
½ couve-flor pequena picada (500 g)
350 g de peito de frango em finas fatias
2 abobrinhas grandes fatiadas
150 g de vagens de ervilha fatiadas
3 cebolinhas fatiadas
4 cogumelos fatiados
Informação nutricional por porção: 190 calorias, 28 gramas de proteína, 10 gramas de carboidrato, 4 gramas de gordura..

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara