Zelboraf: a pílula contra o câncer é aprovada no EUA

O FDA, agência de federal de controle dos Estados Unidos liberou a pílula Zelboraf para pacientes com melanoma em etapa avançada, inoperável ou casos que apresentam mutação genética. Doença que atingiu 68 mil americanos em 2010, com 8, 7 mil mortes
O remédio Zelboraf (vemurafenib) será lançado no mercado nas próximas semanas para tratar pacientes com tumores de câncer com uma mutação genética chamada BRAF V600E, uma proteína regularizadora do crescimento das células do corpo, que sofre mutações em cerca da metade dos pacientes com melanoma avançado.
Ele é fabricado pela empresa Genentech do Grupo Roche e é capaz de bloquear a função da proteína BRAF afetada pela mutação. .
Esse é o segundo remédio aprovado para o melanoma avançado. Em março, a FDA aprovou também o Yervoy (ipilimumab), que demonstrou que os pacientes vivem mais tempo ao receber a pílula..
A pesquisa foi feita com 675 pacientes com melanoma em estágio avançado, que apresentava mutação, mas que não tinham recebido tratamento algum.
Um grupo recebeu Zelboraf e outro recebeu dacarbazina, mais um remédio contra o câncer. Dos pacientes que tomaram Zelboraf, 77% continuam vivos, em comparação com 64% dos pacientes que receberam dacarbazina.
Os efeitos colaterais mais comuns do Zelboraf incluíram dor nas articulações, brotoeja, perda de cabelo, fadiga, náusea e sensibilidade da pele exposta ao sol. Detalhes no Terra.

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara