Só Notícia Boa
Comercial

Malária: descoberta vacina com 56% de eficácia

Rinaldo de Oliveira
19 / 10 / 2011 às 00 : 00
malria
malria
Comercial

Um estudo publicado nesta terça-feira (18) na revista científica The New England Journal of Medicine, diz que uma vacina obteve pela primeira vez bons índices de eficiência contra a malária.
Até o atual estágio da pesquisa, que está em sua terceira fase, a vacina conseguiu reduzir pela metade os riscos de infecção em bebês de 5 a 17 meses de vida por malária.
A vacina tem uma eficácia em 56% dos casos de malária clínica e em 47% dos casos de malária severa.
O estudo também indicou uma taxa de mortalidade de malária bastante pequena: dez crianças, das 8 mil que participaram do estudo, morreram da doença.
A vacina contra a malária vem sendo desenvolvida nos últimos 25 anos e, aliada a outros tratamentos, pode ajudar a erradicar um mal que atinge mais de 200 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, em especial em países da África. Desses, 800 mil são fatais
No Brasil, a doença tem maior incidência no território da Amazônia Legal. O Ministério da Saúde calcula que houve cerca de 300 mil casos de malária no país em 2009.
Segundo o epidemiologista Eliseu Waldman, da Faculdade de Saúde Pública da USP, mesmo uma eficácia de 50% já é uma boa notícia.
“É uma potencial boa notícia, uma potencial alternativa. Até chegar de fato à vacina falta chão. Mesmo com essa eficácia, ela pode ser considerada uma opção no futuro em lugares em que a malária é endêmica e em que as medidas profiláticas não ajudam muito, como repelentes e mosquiteiros. Na selva, por exemplo, é uma luta inglória contra o mosquito.”
O resultado final do estudo será publicado apenas em 2014, mas a expectativa dos bons resultados já faz a Organização Mundial da Saúde (OMS) cogitar a possibilidade de utilizar a vacina em países africanos em 2015, caso a eficácia se confirme.
A vacina está sendo desenvolvida por uma parceria público-privada entre a GlaxoSmithKline e a Gates Foundation, fundação de Bill Gates que investe recursos para a melhoria das vidas de crianças africanas.
Detalhes na Época.

 

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial