Só Notícia Boa
Comercial

Tratamento brasileiro melhora enfisema pulmonar com células-tronco

Rinaldo de Oliveira
10 / 11 / 2011 às 00 : 00
celulas-tronco
celulas-tronco
 

A excelente notícia vem de São Paulo.

Cientistas da Unesp, Universidade Estadual Paulista, aplicaram um tratamento pioneiro, experimental, com células-tronco e conseguiram melhoras em 75% dos pacientes pesquisados, com enfisema pulmonar em estágio avançado.
A doença, que atinge 210 milhões de pessoas em todo o mundo, compromete a respiração, traz dificuldades até mesmo para a locomoção e pode levar à morte.

A pesquisa na Unesp foi feita com quatro pacientes que precisavam usar cilindros de oxigênio para andar. Após a aplicação das células, três deles puderam se livrar dos equipamentos.

As células-tronco foram injetadas na corrente sanguínea dos participantes e se alojaram na região pulmonar.
Lá, elas diminuíram os espaços entre as paredes das células que formam o tecido onde o oxigênio é aproveitado pelo corpo.

Comercial
Ou seja, os pacientes tiveram seus pulmões regenerados, com células-tronco obtidas da medula óssea.

Conhecido como “parênquima”, essa parte dos pulmões pode ser comparada a uma esponja. Buracos grandes ali indicam a existência de enfisema e fazem o paciente respirar pior. “Essas cavidades maiores não trocam oxigênio”, explica o especialista.

Com a descoberta, o enfisema pulmonar, pode receber, no futuro, um tratamento à base de células-tronco desenvolvido no Brasil.

“Foi feito um trabalho de segurança para ver quão seguro é o método, que só pode utilizar células colhidas da própria pessoa beneficiada”, explica o médico hematologista Elíseo Sekiya, que participou da pesquisa, em entrevista ao G1.

Os dados do trabalho foram publicados em 2011 na revista científica “International Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease”, voltada à área de doenças crônicas pulmonares.

Com informações do G1.

 

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial