Responder e-mail e telefonema do chefe fora do trabalho pode dar hora extra

email
Comercial
Trabalhadores que respondem e-mails do chefe fora do horário de trabalho poderão reivindicar o pagamento de horas-extras de seus empregadores.
Uma lei sancionada pela presidente Dilma na semana passada, diz que são iguais as funções realizadas dentro do escritório e as feitas na rua ou em casa, como responder e-mails ou receber telefonemas do chefe.
A intenção da lei é dar amparo legal ao teletrabalho, prática de trabalho em casa, ou por telefone, que está crescendo no mercado.
Sindicatos patronais estão preocupados que colaboradores possam ir à Justiça pedir o pagamento de horas-extras, alegando que trabalharam à noite ou nos finais de semana, por responder e-mails ou acessar sistemas corporativos remotamente.
Uma pesquisa feita pela consultoria Asap diz que 68% dos executivos brasileiros aumentaram sua jornada de trabalho nos últimos cinco anos por meio do trabalho remoto.
Deste percentual, cerca de 80% dizem que são contatados regularmente, por telefone ou e-mail, quando estão fora do seu horário de trabalho e 52% dos entrevistados respondem e-mails referentes ao trabalho durante as férias. Detalhes na Info.
E você? Quantas vezes é chamado pelo seu chefe fora do horário de trabalho, no telefone ou pela internet?