Brasília: Ópera para todos

opera
Comercial
Por Big Richard
Em italiano a palavra ópera significa “obra musical, trabalho”.
A ópera é um gênero de música teatral em que uma ação cênica é harmonicamente cantada e acompanhada de instrumentos musicais.
As apresentações são, geralmente, feitas em teatros de óperas, acompanhadas por uma orquestra ou grupo musical menor.
A ópera é parte da tradição da música clássica européia ocidental.
Surgiu no começo do século XVII, na Itália. Por isso, que grande parte das óperas, até hoje, é apresentada em latim ou italiano.
Suas origens remontam as tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV.
Uma ópera segue, basicamente, uma programação padrão.
Na primeira parte é tocada uma música pela orquestra.
Logo em seguida, vem o recitativo, onde os atores ficam dialogando.
Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as árias.
Com o objetivo de divulgar a ópera no Distrito Federal, o projeto ópera estúdio da UNB percorre o centro e as cidades satélites da região, divulgando a arte e formando plateias, é o que nos conta a professora Irene Bentley da Universidade de Brasilia.
Irene Bentley- A ópera no Brasil ainda é aparentemente para um público elitizado, então, como que as pessoas vão saber o que é ópera se eles não tem a oportunidade de assistir?
Na Universidade de Brasília a professora Irene Bentley é responsável pelo projeto de extensão Ópera Estúdio , e junto com seus alunos fizeram a montagem da ópera Gianni Schicchi, de Puccini. A obra conta a históra de Gianni Schicchi, florentino e esperto solucionador de problemas, que fora condenado ao inferno no livro de Dante, A Divina Comédia. Puccini propõe um final diferente para o personagem.
Irene Bentley- Segundo a história, Puccini fez a ópera como um meio de resgatar o Gianni Schicchi, a imagem do Gianni Schicchi , porque na realidade ele ficou com uma parte do dinheiro, mas ele também dividiu a herança do Bozzo Donnati pra família dele. Então, a ópera termina com ele perguntando exatamente isso, s enós nos divertimos nesta noite, será que ele pode ser perdoado?…Dentro da literatura, é a única ópera cômica de Puccini.
As pessoas precisam ouvir, precisam entender a ópera, o interessante desta montagem nossa é porque ela é toda em português, que é para as pessoas entenderem, para as pessoas rirem…e a gente tem dentro do projeto, o objetivo de levar a apresentação da ópera para as cidades satélites , estas cidades que não tem acesso ao teatro. ( 56’.29”)- Neste projeto nosso, nós vamos trazer estudantes da periferia para dentro da universidade, para estar conosco, por exemplo, na montagem do espetáculo, para fazer luz, cenário, figurino..a gente vai dar esta oportunidade as pessoas.
Com objetivo de popularizar a ópera e desconstruir seu caráter elitista, a professora e seus alunos levaram a montagem para o teatro Dulcina, localizado no Conic uma das regiões mais populares do Distrito Federal.
Irene Bentley- Richard, na verdade o porque eu escrevi este projeto?E quais são os objetivos deste projeto…eu quero a democratização da ópera!
Eu digo sempre para o meu grupo de trabalho que eu não quero a popularização da ópera, porque, ela não vai se popularizar, mas eu quero a democratização, porque a boa música, a música de excelência, ela atrai as pessoas.