Depressão: Estatinas podem ajudar a reduzir sintomas em 38 %

remedio_1
Comercial
O uso de medicamentos à base de estatinas, para baixar o colesterol em pessoas com doença arterial coronariana crônica, pode ajudar a reduzir riscos de depressão.
É o que mostra um estudo feito nos EUA.
Os pesquisadores recrutaram 965 pessoas com doença arterial coronariana crônica em ambulatórios na área da baía de São Francisco, nos Estados Unidos.
Eles acompanharam o uso de estatina e sintomas depressivos nesses pacientes ao longo de seis anos.
Os que foram tratados com estatina tinham menos sintomas de depressão ao início do estudo.
Além disso, entre os 776 livres de depressão ao início do estudo, aqueles que tomaram estatinas estiveram significativamente menos propensos a desenvolver depressão ao longo do estudo.
Mesmo após ajustes de variáveis como idade, sexo, tabagismo, educação, renda, apoio social, sintomas de depressão no início do estudo, uso de medicamentos e outros fatores, o uso de estatinas estava associado a uma diminuição de 38% nas chances de desenvolver sintomas depressivos durante o período de acompanhamento.
“Não temos certeza de que essa associação seja causal”, diz a doutora Mary A. Whooley, autora principal e professora de medicina no Centro Médico San Francisco Veterans Affairs. “Este é um estudo de observação, e não um estudo randomizado”. Ainda assim, diz ela, “os achados são muito intrigantes”.
O estudo foi publicado online no dia 21 de fevereiro na revista The Journal of Clinical Psychiatry.
Dertalhes na Info.