Carioca foge do trânsito: uso de bicicleta aumenta 300% do Rio

bicicleta_rio
Comercial
600 mil pessoas utilizam a bicicleta na Região Metropolitana do Rio de Janeiro como meio de transporte: pra ir à praia, à escola e ao trabalho.
Na capital, são cerca de 200 mil, de acordo com a organização não governamental Transporte Ativo, que monitora o uso da bicicleta.
Só o serviço de aluguel de bicicletas lançado em outubro pela prefeitura, as laranjinhas, bateu a marca de 500 mil viagens no fim de abril.
“Nos últimos dez anos, aumentou em 300% o uso da bicicleta como meio de transporte. Isso tem a ver com o conhecimento cada vez maior do benefício para a saúde, com o fato de o trânsito estar caótico e com as facilidades para quem anda de bicicleta”, afirma José Lobo, presidente da ONG.
A cidade do Rio tem hoje 270 quilômetros de ciclovia, é a segunda maior malha da América Latina (perde para Bogotá, na Colômbia, que tem 350 km).
E a prefeitura vai ampliar para 300 km até o fim do ano.
No ranking da consultoria europeia Copenhagenize Consulting, o Rio é a 18.ª cidade mais amigável do mundo para ciclistas – deixa Viena e Nova York para trás.
Ainda assim, a bicicleta está longe de competir com outros transportes mais poluentes.
Diariamente, 2,5 milhões de pessoas andam de ônibus no Rio de Janeiro, 640 mil usam o metrô e 516 mil viajam de trem.
Detalhes no Estadão.