Sm14: a primeira vacina do mundo contra a esquistossomose é brasileira e passou nos testes

vacina_esquistossomose
Comercial
É brasileira a primeira vacina do mundo capaz de combater vermes, que provocam doenças como a esquistossomose, ou barriga-d’água, e a Fasciola hepatica, relativamente raro em humanos, mas que ataca rebanhos bovinos, ovinos e caprinos.
A Sm14 passou na primeira fase de testes clínicos em seres humanos, provando ser segura e capaz de criar imunidade contra essas doenças.
A Sm14 passou na primeira fase de testes clínicos em seres humanos, provando ser segura e capaz de criar imunidade contra essas doenças.
A vacina foi criada pelo Instituto Oswaldo Cruz, IOC/Fiocruz, e foi batizada de Sm14 que é o nome da proteína que o verme Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose, usa para sobreviver.
A vacina estimula os anticorpos a atacarem a proteína, evitando que o verme se instale no organismo ou cause algum dano.
Nessa primeira fase, a vacina foi aplicada em 20 pessoas.
Todas foram imunizadas e não houve efeitos colaterais.
A vacina passará agora para a fase 2 de testes clínicos, que envolverá um número maior de pessoas, inclusive crianças, no Brasil e na África.
Se tudo der certo, a vacina ficará pronta para produção dentro de um prazo de 3 a 4 anos.
A esquistossomose atinge 230 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e cerca de 2,5 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.
A Sm14 é a primeira vacina humana totalmente desenvolvida no Brasil e foi descoberta depois de 30 anos de estudos conduzidos pela pesquisadora Miriam Tendler, do Laboratório de Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz (LEE/IOC/Fiocruz).
Detalhes na Veja.

Médicos brasileiros fazem cirurgia inédita e salvam recém-nascida com problema congênito no coração
Remédio contra colesterol reduz risco de infarto em 30%, revela estudo
Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Primeiro porco clonado no Brasil nasce em SP e pode salvar milhares de vidas humanas
Exame de sangue brasileiro que detecta câncer de mama em estágio inicial chegará ao SUS
Mounjaro em pílula é aprovado nos EUA; chega de injeção
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video