USP se mantém no topo: a melhor universidade da América Latina

usp
Comercial
A USP, Universidade de São Paulo é a melhor instituição de ensino superior da América Latina.
É o que mostra o ranking do QS Quacquarelli Symonds, consultoria britânica especializada em educação superior.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em terceiro lugar, atrás da Pontificia Universidad Católica de Chile, que ocupa a segunda posição.
O ranking completo pode ser visto no site da QS.
Além da USP e Unicamp, aparecem no topo as federais:
– do Rio de Janeiro (UFRJ, em 8º),
– de Minas Gerais (UFMG, em 13º),
– Rio Grande do Sul (UFRGS, em 14º)
– e São Paulo (Unifesp, em 15º).
Das 250 instituições citadas, 65 são do Brasil – 26% do total.
O QS Rankings é elaborado a partir de quatro eixos centrais: pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização. Além da opinião de acadêmicos e profissionais de todo o mundo, a avaliação considera um banco de dados com mais de 18.000 títulos de mais de 5.000 editoras internacionais para assegurar a relevância das publicações oriundas das universidades.
Diversas universidades privadas aparecem na lista. As mais bem colocadas são as Pontifícias do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e São Paulo (PUC-SP), em 18º e 28º, respectivamente.
Com 65 instituições selecionadas, o Brasil está em primeiro lugar entre as nações da região. Depois, figuram México (46), Colômbia (34), Chile (30), Argentina (26) e Peru (10). Equador e Venezuela têm 6 universidades citadas cada uma, enquanto Cuba possui 5. Ainda se destacam Uruguai (4), Costa Rica (3), Paraguai (3), República Dominicana (3), Bolívia (2), El Salvador (2) e Panamá (2).
“O ranking mostra que o Brasil tem priorizado a pesquisa”, afirma em nota Danny Byrne, editor do TopUniversities.com, site que publica o QS.
“O Brasil tem nove universidades, entre as dez latinas com mais trabalhos acadêmicos por docentes, e nove do total de dez com maior proporção de docentes com PhD.” Catarina Roscoe, diretora do QS Consulting, no entanto, alerta: “Embora essas realizações demonstrem que o Brasil está indo na direção certa, uma análise mais profunda da situação do país mostra que ainda há muito a ser feito.”
De acordo com a especialista, as universidades da região ainda estão muito aquém dos centros de excelência da América do Norte, Europa e Ásia. No último levantamento mundial feito pela QS, o Brasil emplacou 11 instituições entre as 600 melhores, atrás de países como China e Coreia do Sul (17 cada), Japão (27), França (25) e Alemanha (42). Sozinho, os Estados Unidos somaram mais de 100 citações no ranking.
Detalhes na Veja.
O Infográfico da Exame mostra onde ficam as melhores universidades do Brasil. Veja aqui.

Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video
Imagem gigante de Cristo em prédio leva amor e esperança ao centro de São Paulo; vídeo
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”