USP se mantém no topo: a melhor universidade da América Latina

usp
Comercial
A USP, Universidade de São Paulo é a melhor instituição de ensino superior da América Latina.
É o que mostra o ranking do QS Quacquarelli Symonds, consultoria britânica especializada em educação superior.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em terceiro lugar, atrás da Pontificia Universidad Católica de Chile, que ocupa a segunda posição.
O ranking completo pode ser visto no site da QS.
Além da USP e Unicamp, aparecem no topo as federais:
– do Rio de Janeiro (UFRJ, em 8º),
– de Minas Gerais (UFMG, em 13º),
– Rio Grande do Sul (UFRGS, em 14º)
– e São Paulo (Unifesp, em 15º).
Das 250 instituições citadas, 65 são do Brasil – 26% do total.
O QS Rankings é elaborado a partir de quatro eixos centrais: pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização. Além da opinião de acadêmicos e profissionais de todo o mundo, a avaliação considera um banco de dados com mais de 18.000 títulos de mais de 5.000 editoras internacionais para assegurar a relevância das publicações oriundas das universidades.
Diversas universidades privadas aparecem na lista. As mais bem colocadas são as Pontifícias do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e São Paulo (PUC-SP), em 18º e 28º, respectivamente.
Com 65 instituições selecionadas, o Brasil está em primeiro lugar entre as nações da região. Depois, figuram México (46), Colômbia (34), Chile (30), Argentina (26) e Peru (10). Equador e Venezuela têm 6 universidades citadas cada uma, enquanto Cuba possui 5. Ainda se destacam Uruguai (4), Costa Rica (3), Paraguai (3), República Dominicana (3), Bolívia (2), El Salvador (2) e Panamá (2).
“O ranking mostra que o Brasil tem priorizado a pesquisa”, afirma em nota Danny Byrne, editor do TopUniversities.com, site que publica o QS.
“O Brasil tem nove universidades, entre as dez latinas com mais trabalhos acadêmicos por docentes, e nove do total de dez com maior proporção de docentes com PhD.” Catarina Roscoe, diretora do QS Consulting, no entanto, alerta: “Embora essas realizações demonstrem que o Brasil está indo na direção certa, uma análise mais profunda da situação do país mostra que ainda há muito a ser feito.”
De acordo com a especialista, as universidades da região ainda estão muito aquém dos centros de excelência da América do Norte, Europa e Ásia. No último levantamento mundial feito pela QS, o Brasil emplacou 11 instituições entre as 600 melhores, atrás de países como China e Coreia do Sul (17 cada), Japão (27), França (25) e Alemanha (42). Sozinho, os Estados Unidos somaram mais de 100 citações no ranking.
Detalhes na Veja.
O Infográfico da Exame mostra onde ficam as melhores universidades do Brasil. Veja aqui.