Homem vive há quase 4 meses sem coração: substituído por 2 bombas

homem_sem_corao|bomba_corao
Comercial
O tcheco Jakub Halik é o primeiro homem do mundo que sobrevive há quase 4 meses sem coração.
O órgão foi retirado e substituído por duas bombas, sem válvulas cardíacas, e que não produzem pulsações sensíveis ao tato.
O paciente é um bombeiro de 37 anos que tinha um tumor maligno no coração.
A única alternativa para seu tratamento era a implantação das bombas, uma que manda o sangue pela aorta, e a outra aos pulmões.

bomba_corao
“É contraindicado fazer um transplante quando há um tumor maligno no coração”, porque os remédios para evitar a rejeição de um órgão estranho apoiam o processo tumoral das células, explicou Jan Pirk, o cardiologista do Instituto de Medicina Clínica e Experimental de Praga (IKEM), à Agência Efe.
Halik foi operado no dia 3 de março, em uma cirurgia que durou mais de sete horas.
Antes dele, esta inovadora técnica só tinha sido praticada em um homem do Texas (Estados Unidos), que morreu pouco depois.
Se o tumor não se estender e se o paciente sobreviver poderá ser feito um transplante de coração, mas isso deve demorar ainda entre seis e nove meses.
O único inconveniente é carregar as pilhas sob os braços. As baterias ficam em um lugar imperceptível, não pesam muito e duram entre oito e 12 horas, enquanto o equipamento regulador fica preso a um cinto.
No caso de Halik, as pulsações são reguladas para uma atividade normal, não para correr, praticar esporte nem subir escadas. O equipamento “não é capaz de reagir ao esforço”, afirmou Pirk.
Com informações do Terra.