Só Notícia Boa
Comercial

Câncer de mama: mulher poderá fazer juntas cirurgias de retirada e reparação, pelo SUS

Rinaldo de Oliveira
16 / 09 / 2012 às 00 : 00
mama_reparacao
mama_reparacao
Comercial
Em breve as mulheres brasileiras poderão fazer a cirurgia reparadora de mama junto com a operação para retirada do câncer de mama, de graça, pelo SUS.
Hoje as cirurgias são feitas separadamente e a segunda, a reparadora, pode demorar cerca de 5 anos.

A proposta, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, em caráter terminativo, ou seja, esta semana a proposta vai direto para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado.

Depois terá que ser sancionada pela presidente Dilma para entrar em vigor.
O projeto de lei obriga os profissionais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar plástica reparadora imediatamente após a retirada do câncer e diz que só não será feita se houver contraindicação médica ou recusa da paciente.

O texto prevê que a cirurgia reparadora seja feita nas duas mamas, garantindo simetria e reconstrução dos mamilos, justamente para devolver a autoestima à mulher.

A senadora Grazziotin lembrou que o drama atinge sobretudo mulheres carentes, dependentes dos serviços públicos de saúde. “O que revela uma face inaceitável da desigualdade social marcante de nosso país”, disse.
Ela entende que, quando a reconstituição não ocorre no mesmo momento da retirada da mama, a paciente se submete a novo risco cirúrgico.
Hoje mais de 20 mil mulheres estão na fila aguardando a reconstituição da mama pelo SUS
Uma lei em vigor já assegura a cirurgia plástica reparadora na mama em caso de câncer, pelo SUS, mas não prevê a plástica reparadora, 
Com informações da Época e da Agência Senado.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial