Dengue: mosquito modificado impede a multiplicação e pode combater a doença

dengue_novo
Comercial
Uma nova estratégia, descoberta por cientistas australianos, poderá acabar com as sucessivas epidemias de dengue que afetam o Brasil desde a década de 1980.
Eles descobriram uma bactéria, presente em 70% dos mosquitos, chamada Wolbachia, que bloqueia a multiplicação do vírus da dengue no inseto.
Em outras palavras, ela armazena o vírus mas não transmite a doença, que só no ano passado matou 482 brasileiros.
De acordo com os cientistas, que retiraram a bactéria de moscas-da-fruta e introduziram em ovos do mosquito transmissor da dengue, as fêmeas do Aedes “contaminadas” com a bactéria passam a Wolbachia para seus ovos. Esses insetos já nascem com a bactéria e, portanto, são incapazes de transmitir dengue. “Acreditamos que a Wolbachia funciona como uma vacina para os insetos e compete por nutrientes com o vírus da dengue, impedindo que ele se multiplique”, explica Luciano Moreira, líder do projeto Eliminar a dengue: desafio do Brasil.
Nesta segunda-feira, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciaram parceria com o grupo, que já realiza testes na Austrália, Vietnã e Indonésia.
Em 2014 os cientistas devem começar os testes de campo com a liberação de Aedes aegypti com a bactéria no estado do Rio de Janeiro.
Com o passar do tempo, afirmam os especialistas, a expectativa é que a maior parte da população de mosquitos tenha a Wolbachia, o que pode reduzir a transmissão da doença.
“Temos a possibilidade de uma nova abordagem em relação ao controle da dengue”, afirmou Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz.
No Brasil, o projeto está na primeira fase, sendo realizado em laboratório, na manutenção de colônias dos mosquitos com Wolbachia e no cruzamento com Aedes aegypti de populações brasileiras.
A construção de uma estrutura de gaiola de grandes proporções no campus da Fiocruz – onde os testes intermediários serão realizados – está programada para 2013.
Com informações da Exame.

Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Campanha nacional de vacinação começa para crianças e adolescentes; veja quem deve se vacinar
Idosas aprendem boxe, recuperam força e autoestima: “Parece que tenho 15 anos”
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo