Reduzida a idade mínima pra fazer redução do estômago pelo SUS

gordo
Comercial
O Ministério da Saúde vai reduzir de 18 para 16 anos a idade mínima para a realização de cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A mudança faz parte de um conjunto de medidas sobre o tratamento, que deverá ser colocado em prática a partir do ano que vem.
O pacote também inclui a obrigatoriedade de cinco exames antes da operação e a oferta de mais uma cirurgia plástica indicada para pacientes que perderam peso.
Além da correção do abdome, a rede pública passará a oferecer a reparação na área dorsal a essas pessoas.
“Os exames feitos na fase pré-operatória são ofertados por alguns centros. Mas agora passam a ser obrigatórios”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A técnica usada para a cirurgia de redução também deverá ser alterada.
A operação usada hoje, chamada de gastrectomia vertical em banda, traz um número alto de recidivas (quando pacientes, apesar de operados, voltam a engordar).
A nova técnica, chamada de gastroplastia vertical em manga, de acordo com Padilha, tem resultados melhores.
“Estudos mostram que o tratamento precoce da obesidade grave pode evitar a ocorrência de uma série de problemas correlatos, como problemas cardiovasculares”.
A indicação do tratamento para adolescentes é a mesma que a destinada para adultos: índice de massa corporal superior a 40.
Para pacientes que já apresentam problemas relacionados à obesidade, como hipertensão e diabetes, a indicação da cirurgia é feita com índice de massa corporal superior a 35.
As medidas do Ministério da Saúde foram incluídas na consulta pública sobre cirurgia bariátrica.
Com informações da Veja.