Só Notícia Boa
Comercial

Profissional qualificado já escolhe a empresa onde quer trabalhar

Rinaldo de Oliveira
27 / 10 / 2012 às 00 : 00
trainee1
trainee1
Comercial
Por Roberto Garini
De algum tempo para cá o mercado brasileiro de recursos humanos está se ajustando a uma tendência que é realidade há muito tempo em países de economia mais desenvolvida.
O profissional com preparo é que escolhe a empresa que quer trabalhar. 

A mecânica é aparentemente simples: os alunos das melhores escolas querem as melhores empresas e as melhores empresas querem os melhores profissionais das melhores instituições de ensino.

Foi aí que surgiram os programas de trainees. 
Uma vez por ano as grandes empresas fazem um exame de qualificação nas melhores escolas e contratam os detentores das melhores notas como trainees. 
Eles, agora, já quase colaboradores passam então por um período de intenso treinamento de cerca de um ano. 
Nova prova e novo corte: aqueles que passam viram profissionais desta grande empresa.
Parecia que estava findo o processo, porém escolas de prestígio a gente conta nos dedos, em cada cidade ou em cada estado brasileiro e grandes empresas temos aos milhares. 
A partir dessa percepção já não adiantava ir até a faculdade, fazer uma palestra de apresentação e exibir um filme institucional para angariar os
futuros formandos para os testes de treines.
Surgiu então o GPTW Institute ( Great Place to Work ) que desde sua fundação nos USA em 1988, por meio de padrões pré estabelecidos constroem um ranking das 100 melhores empresas para trabalhar. 
No Brasil o instituto está desde 1997 em parceria com instituições locais.
Mas como em administração, mais é menos, simplesmente estar em um ranking de melhores empresas para trabalhar não garantia mais que os formandos as procurassem.
Novamente o recursos humanos das grandes empresas elaboraram uma metodologia mais avançada para demonstrar que certas empresas são melhores que outras para trabalhar.
A palavra de ordem hoje é o ‘Engajamento’.
Uma pesquisa é então realizada entre todos os colaboradores da empresa, que avalia a força da cultura organizacional e qual o potencial que esta empresa tem de oferecer: um ambiente propício para engajar pessoas.
No ano de 2012 foram 144 grandes empresas e 649 mil questionários para saber que a grande campeão em gestão de pessoas é a EMBRAER.
Eis algumas das estratégias da EMBRAER para conseguir esta nomeação.
. SETI – Seminário Embraer de Tecnologia e Inovação, evento interno que serve para que os colaboradores possam mostrar inventos e experimentos de produtos e processos. Em 2012, das 12 patentes conseguidas, dois engenheiros da empresa ficaram com o premio máximo por terem criado uma ferramenta que permite pousos mais silenciosos e mais economicos.
. PEE – Programa de Especialização em Engenharia que forma cerca de 100 engenheiros por ano com coordenação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. De 2001 até hoje já formou cerca de 1200 engenheiros.
. On Job Training – que significa treinar no próprio ambiente de trabalho. Os colaboradores das fábricas da China e da Portugal foram trasladados para São José dos Campos para serem treinados dentro da fábrica.
. Plano de Carreira – Um plano de carreira bem estruturado que premia o colaborador pelo engajamento à empresa.
Portanto empresário, comece a mostrar o que você tem de melhor, porque nos tempos de redes sociais e sustentabilidade os bons profissionais é que escolhem o lugar para trabalhar, não só pelo salário que irão receber.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial