Estudantes de SP reaproveitam bitucas de cigarro para fazer papel semente

sementuca
Comercial
Três estudantes paulistas desenvolveram um projeto para reciclar mais de 34 milhões de bitucas de cigarro, descartadas diariamente na cidade de São Paulo.
A iniciativa, chamada Sementuca, permite transformar os resíduos em folhas de papel semente que, depois de utilizado, pode ser plantado.
Os jovens, com idades entre 16 e 18 anos, são alunos do curso de Administração da Escola Técnica Estadual Heliópolis, na capital paulista, e decidiram investir no projeto por se sentirem “incomodados” com o grande aumento do número de bitucas espalhadas pelas ruas da cidade.
Com a reciclagem dos restos de cigarro, os estudantes conseguiram produzir papel semente, um tipo de papel usado em correspondência.
Durante sua fabricação, são acrescentadas sementes.
Depois de ser utilizado por quem o recebe, o papel pode ser plantado: basta colocá-lo no vaso e regá-lo, que poderão nascer flores ou folhas de chá.
“Usamos 50% de bitucas e 50% de papel reciclado na produção, mas o processo pode ser feito apenas com as bitucas”, explica Vinicius de Souza, um dos mentores da ideia, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.
O projeto foi apresentado a semana passada na prestigiada Feira Tecnológica do Centro Paula de Souza, em São Paulo, onde também foram apresentados outros 280 trabalhos de várias escolas técnicas do Estado.
Vinicius de Souza disse que o “processo é artesanal, mas pode ser feito em escala maior se houver empresas interessadas”.
Com informações do Estadão.
Veja aqui a página do Sementuca no Facebook