Alunos especiais são alfabetizados com uma nova ferramenta no DF: a arte

especiais_artesanato|especiais_artesanato_1
Comercial
Fotos:UniCEUB
Quem disse que é impossível alfabetizar crianças especiais?
Professores da rede pública do Distrito Federal descobriram uma forma simples e inovadora para ensinar alunos com deficiências intelectuais.
Ele usam a arte como ferramenta.
Os professores defendem que o contato com materiais como tintas, revistas, lápis, cola colorida, plástico e isopor ajuda a desenvolver o sistema motor e também a criatividade desses alunos.
Os resultados animadores estão na parede da sala, onde ficam expostos os trabalhos da turma. Há pequenos textos, também.
Alguns alunos já conseguem escrever pequenas frases.
Ao observar os trabalhos a professora diz: “Eu acho fantástico, vejo tanta beleza neles”.
A professora da turma, Christiane Lapa, explica que alunos especiais não são capazes de criar frases, textos ou desenhos próprios, apenas copiam de algum modelo. “Por isso é importante o trabalho artístico, para não serem apenas copistas”.
especiais_artesanato_1
O projeto vitorioso atende crianças de uma área carente do Distrito Federal, no Centro de Ensino Fundamental São Bartolomeu, na região de São Sebastião, a 26 quilômetros de Brasília.
A turma é composta por 12 estudantes entre 15 e 25 anos.
A maioria deles passa de 2 a 3 anos nessa turma, já que o desenvolvimento intelectual é mais demorado.
Quando o aluno demonstra progresso avança para os próximos segmentos.
Os jovens que não apresentam nenhum tipo de avanço no primeiro segmento são encaminhados para a oficina pedagógica, uma turma que trabalha apenas com artesanato.
Com informações da Agência de Notícias UniCEUB

Idosa impedida de estudar pelo marido entra na universidade aos 65 anos: “uma alegria”
João Gomes faz homenagem à doutora Tatiana da polilaminina em show no Rio; vídeo
Policial que amamentou bebê abandonada no mato recebe homenagem; vídeo
Amizade genuína de jovem com idoso de 91 anos começou por ato de bondade
Professora ganha prêmio de US$ 1 milhão por transformar favelas em 800 salas de aula
Após show, Thiago Aquino resgata e adota filhote de cachorro abandonado na estrada; vídeo
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões