São Paulo terá Wi-Fi grátis nas ruas, diz prefeitura

Av_Paulista
Comercial
A cidade de São Paulo terá redes de internet sem fio gratuitas em diferentes pontos da cidade.
O plano foi anunciado pelo secretário de Serviços Urbanos, Simão Pedro, em entrevista à TV Estadão.
Uma rede piloto será construída na região da avenida Paulista, centro financeiro da capital e que recebe forte fluxo de pedestres. Uma segunda rede será criada no centro antigo da cidade, em torno do Vale do Anhangabaú.
Uma segunda fase do programa levaria as redes Wi-Fi para Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, ambos bairros da periferia leste da cidade.
Segundo Simão Pedro, as redes serão construídas com recursos do orçamento da prefeitura e eventualmente podem contar com recursos da iniciativa privada.
Agentes privados poderiam colaborar com a construção e manutenção da rede em troca do direito de explorar publicidade nos serviços digitais oferecidos pela prefeitura.
A ideia de criar redes Wi-Fi públicas em São Paulo já foi proposta, há oito anos, quando a então prefeita Marta Suplicy (PT) tentava a reeleição.
Na época, Marta propunha criar uma rede que cobrisse todos os bairros. Com a não reeleição de Marta, o projeto foi engavetado por seu sucessor, José Serra (PSDB), que classificou o programa como caro e de difícil viabilidade.
De volta à prefeitura, o PT promete tornar real redes Wi-Fi gratuitas.
Redes deste tipo existem em várias cidades do mundo, como Nova York e Hong Kong.
No Brasil, há áreas cobertas por Wi-Fi aberto, como a orla do Rio de Janeiro.
O secretário evitou estipular data para a estreia das redes de Wi-Fi gratuita em São Paulo. Disse que os projetos ainda estão em discussão na prefeitura.
Com informações do Estadão.