Surdos: aplicativo que traduz texto e áudio para Libras já pode ser baixado de graça

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Surdos: aplicativo que traduz texto e áudio para Libras já pode ser baixado de graça
prodeaf2|prodeaf
Está liberado para download um aplicativo que faz a tradução para Libras de textos e áudios em português, em tempo real.
É o ProDeaf, app lançado pela empresa pernambucana de mesmo nome, que o SóNotóciaBoa.com.br anunciou em setembro de 2011. Releia aqui.
O aplicativo é gratuito e tem 1.200 sinais em Libras, mas pode receber novas informações do próprio usuário.
Ele tem um editor que cadastra novos sinais.

Diariamente, uma equipe faz avaliação do conteúdo incluído e libera a atualização para todos”, explica João Paulo Oliveira, CEO da ProDeaf.

Hoje, o ProDeaf chega à rede na versão para Android, mas o executivo já adianta que as versões para iPhone e Windows Phone estão em fase de conclusão e devem ser liberadas nas próximas semanas.
A ideia do aplicativo nasceu em 2010, nas salas de aula do curso de mestrado em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da história do estudante Marcelo Amorim, que é deficiente auditivo.
“Nós acompanhamos as dificuldades que ele enfrentava até mesmo na cantina, para pedir um sanduíche”, diz João Paulo Oliveira.
Colega de faculdade de Amorim, o executivo e mais três estudantes – Flávio Almeida, Amirton Chagas e Lucas Mello – conseguiram dar forma ao projeto/conceito, que foi vencedor da Imagine Cup 2011, evento realizado anualmente pela Microsoft para incentivar a inovação tecnológica.
A partir disso, eles decidiram apresentar a ideia para a Bradesco Seguros, que investiu no projeto.
prodeaf
A verba foi utilizada na contratação de mestres em linguística e design, e a empresa montou um comitê com 40 deficientes auditivos, que analisaram detalhadamente o ProDeaf, sugerindo mudanças, até que o aplicativo chegasse ao formato ideal.
Em dezembro de 2012, o ProDeaf foi selecionado para a Wayra, aceleradora global do Grupo Telefonica que trabalha para identificar e reter talentos no País nas áreas de inovação e tecnologia.
Serviço:
O app está no Google Play e pode ser instalado a partir do endereço http://prodeaf.net/
Com informações do Vencer Limites.